ESTE TRABALHO OBJETIVOU IDENTIFICAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PELAS PROFESSORAS PARA A ABORDAGEM DAS ZOONOSES AOS ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, A PESQUISA CONSIDEROU, COMO REFERENCIAL TEÓRICO, O CONHECIMENTO SOBRE AS ZOONOSES (KRAUSS ET AL., 2003), ASPECTOS RELACIONADOS À ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE (SCHALL; STRUCHINER, 1999; VENTURI; MOHR, 2021) E ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA (FRANCO, 2016). LOGO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, A QUAL CONTOU COM A ANÁLISE DO DISCURSO DE 40 PROFESSORAS ATUANTES NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA DAS SEIS INSTITUIÇÕES (QUATRO PÚBLICAS E QUATRO PRIVADAS) PARTICIPANTES DA PESQUISA. OS RESULTADOS SUGERIRAM QUE GRANDE PARTE DAS DOCENTES MANTÉM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIVERSAS PARA A ABORDAGEM DO ASSUNTO AOS ESTUDANTES, ENTRE AS QUAIS DESTACAM-SE OS TRABALHOS QUE FAZEM USO DE FOLHETOS MUNICIPAIS E INFORMATIVOS SOBRE AS ZOONOSES (EM ESPECIAL A DENGUE), INDICAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS (ELEITAS PRINCIPALMENTE PELAS DOCENTES DAS ESCOLAS PRIVADAS) E AS PARTICIPAÇÕES EM PROJETOS PÚBLICOS COM AMPLO ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR (ELEITAS SOMENTE PELAS DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS). SUGERE-SE QUE, NA ERA PÓS-PANDEMIA, O PODER PÚBLICO PROPONHA ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONDIZENTES AO PANORAMA SANITÁRIO. PARA TANTO, É PRECISO QUE AS AÇÕES, DIRECIONADAS À ABORDAGEM DAS ZOONOSES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDEREM O ATUAL MOMENTO DA ESCOLA E RESPEITEM O CENÁRIO SOCIAL DOS ESTUDANTES E DE SUAS FAMÍLIAS E, ESPECIALMENTE, RESPEITEM OS DOCENTES, SUAS CONDIÇÕES LABORAIS E AS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA.