Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS ALUNOS CEGOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA VISUA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA., Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO BUSCOU REALIZAR UMA ABORDAGEM SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBLIDADES DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL, EM CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL DE ENSINO. SENDO ASSIM, FOI TOMADO COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER AS POSSIBLIDADES DE APRENDIZAGENS NO CONTEXTO ESCOLAR DESTES SUJEITOS, A FIM DE CONSTRUIR AS REFLEXÕES E INTERPRETAÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DO ESTUDANTE CEGO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. NESTE SENTIDO, AS PRÁTICAS PODEM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CARÁTER QUALITATIVO, DESENVOLVIDA POR MEIO DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DOCUMENTAL, ATRAVÉS DE LEITURAS DE ARTIGOS, MONOGRAFIAS, LIVROS, REVISTAS E DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA RELACIONADA À TEMÁTICA EM DEBATE. DIANTE DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS, CONSTATOU-SE QUE DE FATO OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NÃO SÃO DE HOJE, POIS, MESMO COM AVANÇOS METODOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS, OS DOCENTES ENCONTRAM-SE, EM PARTE, DESPREPARADOS PARA O ACOMPANHAMENTO DESSES ESTUDANTES NOS CURSOS PROFISSIONAIS E TECNOLÓGICOS. EM CONTRAPARTIDA, A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, GARANTE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA O DIREITO À INCLUSÃO, POSSIBILITANDO E PRECONIZANDO OPORTUNIDADES DE UM BOM APRENDIZADO E SUPERAÇÃO DIANTE DAQUILO QUE É DESAFIADOR. CONCLUI-SE, POIS, QUE A PESQUISA SEJA DE GRANDE RELEVÂNCIA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DIÁLOGO COM O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PODENDO CONTRIBUIR COMO MEIO REFLEXIVO NA MELHORIA DO CONHECIMENTO EPISTEMOLÓGICO, ACERCA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL.

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