A IMPORTÂNCIA DO PRP É RATIFICADA PELA FORMAÇÃO DE QUALIDADE DE FUTUROS PROFESSORES, JÁ QUE POSSIBILITA A ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA SOCIAL DA PROFISSÃO DOCENTE. ALÉM DE DESENVOLVER IMPORTANTES HABILIDADES DE UM PROFESSOR REFLEXIVO, ESTE PROGRAMA OFERECE AOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA UMA ABORDAGEM DA REALIDADE DA SALA DE AULA. O ENSINO CONTEUDISTA DE QUÍMICA ATRELADO ÀS LIMITAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS É UM ENTRAVE NO PROCESSO COGNITIVO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE UM PRECEPTOR NO PRP DE QUÍMICA DA UFS. O PROJETO FOI DIVIDIDO EM MÓDULOS (AMBIENTAÇÃO, IMERSÃO E REGÊNCIA), NOS QUAIS OS RESIDENTES TIVERAM ACESSO A MATERIAIS E OPORTUNIDADES DE SOCIALIZAÇÃO EM REUNIÕES PERIÓDICAS. A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS COMO OFICINAS, PODCASTS, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS FOI SEMPRE ACOMPANHADA PELO PROFESSOR PRECEPTOR. COM A APLICAÇÃO DOS MATERIAIS EM SALA DE AULA, OBSERVOU-SE UMA MAIOR INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.