O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR AS CONCEPÇÕES SOBRE CIENTISTAS E FILÓSOFOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA, CEARÁ. CONSISTE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE UTILIZA DESENHOS E QUESTIONÁRIOS COMO TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS. O TRABALHO FOI REALIZADO COM 65 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. AS RESPOSTAS FORAM ANALISADAS BASEADAS NOS PRINCÍPIOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN. OS ESTUDANTES POSSUEM VISÕES COERENTES E SIMPLISTAS, ENTRE ESSAS ÚLTIMAS, PODEM SER DESTACADAS A IDEIA DE QUE CIENTISTAS REALIZAM APENAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, ALÉM DE QUE O FILÓSOFO ATUA APENAS COMO UM PENSADOR NAS HORAS VAGAS OU COMO PROFESSOR. ALGUNS PONTOS SÃO COMUNS ENTRE AS CONCEPÇÕES ENCONTRADAS: A MAIORIA DOS ALUNOS REPRESENTAM CIENTISTAS E FILÓSOFOS COMO HOMENS BRANCOS E SOLITÁRIOS.