O TRABALHO RETRATA RESULTADOS ALCANÇADOS A PARTIR DE UMA PESQUISA REALIZADA COM DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA/RN, INTITULADA POR “CARÊNCIAS FORMATIVAS E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA/RN”, DESENVOLVIDA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020. NESTA PRODUÇÃO, O OBJETIVO CENTROU-SE EM IDENTIFICAR OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES DA REFERIDA REDE MUNICIPAL. A METODOLOGIA ADOTADA VOLTOU-SE À ABORDAGEM QUANTIQUALITATIVA DE PESQUISA (GHEDIN E FRANCO, 2008), EFETIVADA ATRAVÉS
DO ENVIO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE AOS PROFESSORES ATUANTES NAS 25 ESCOLAS EXISTENTES EM CANGUARETAMA/RN E QUE ALCANÇOU 107 RETORNOS. AS ANÁLISES BASEARAM-SE NA LITERATURA VOLTADA À FORMAÇÃO DOCENTE, CENTRADA EM AUTORES COMO PIMENTA (2006); GHEDIN (2006); FREIRE (2002) IMBERNÓN (2001), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM UMA MAIOR REPRESENTATIVIDADE DOS PROFESSORES COM VÍNCULO EFETIVO E A PREDOMINÂNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA APENAS EM EVENTOS PROMOVIDOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO, ESPECIALMENTE, POR MEIO DAS JORNADAS PEDAGÓGICAS DE ABERTURA DOS ANOS LETIVOS