O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) É UMA INICIATIVA ESSENCIAL PARA O
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARA ESTAS FINALIDADES, OS ALUNOS DE
LICENCIATURA SÃO LEVADOS AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO, SOBRE A COORDENAÇÃO DE UM DOCENTE
DE ENSINO SUPERIOR, E A SUPERVISÃO DE UM PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO. ASSIM, BUSCOU-SE COMPREENDER
A IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR SUPERVISOR PARA EFETIVAÇÃO DESSE PROGRAMA, BEM COMO
ENTENDER COMO A CRIAÇÃO DESSE “ESPAÇO HÍBRIDO” ENTRE O ENSINO SUPERIOR E O ENSINO BÁSICO
CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO, FOCANDO OS
ESTUDOS PRINCIPALMENTE NO PROFESSOR SUPERVISOR. NOTOU-SE QUE ESSES PROFESSORES SUPERVISORES, A
CUMPRIR BEM O SEU PAPEL, NÃO SÓ ENSINAVAM A PRÁTICA ESCOLAR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID, COMO
TAMBÉM EVOLUÍAM SUAS METODOLOGIAS E PARTICIPAVAM MAIS ATIVAMENTE DO AMBIENTE ESCOLAR,
MOSTRANDO QUE O PROGRAMA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE
PROFESSORES.