O ENSINO MÉDIO INTEGRADO TEM COMO BASE UMA CONCEPÇÃO DE ESCOLA UNITÁRIA QUE BUSCA A FORMAÇÃO
HUMANA INTEGRAL DO SUJEITO, UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL. NO ENTANTO, A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PODE
SIGNIFICAR A INVIABILIZAÇÃO DA CONTINUIDADE DA OFERTA DESSE ENSINO. NESSE CONTEXTO, NESTE ARTIGO, RECORTE
DE UMA PESQUISA MAIOR, TEMOS O OBJETIVO DE ANALISAR O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO
MÉDIO INTEGRADO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. OS REFERENCIAIS SOBRE O
ENSINO MÉDIO INTEGRADO FORAM AUTORES COMO RAMOS (2008, 2014, 2017), SILVA (2017), MOURA (2008) E
CIAVATTA (2021). O REFERENCIAL TEÓRICO DE BASE É A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE
MOSCOVICI. O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 42 PROFESSORES/AS QUE ATUAVAM NOS CURSOS
DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS A
TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRES DE PALAVRAS (TALP). PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE
CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS/AS
PROFESSORES/AS, O ENSINO MÉDIO INTEGRADO POSSUI DIVERSOS SENTIDOS, PREVALECENDO UMA AMBIVALÊNCIA DE
FUNCIONALIDADES: PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO E PARA A FORMAÇÃO HUMANA. DESTACAMOS A
RELEVÂNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO MÉDIO
INTEGRADO. ALÉM DISSO, CONSIDERAMOS QUE A PESQUISA PODERÁ FAVORECER REFLEXÕES QUE CONTRIBUAM PARA
FORTALECER O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DIANTE DA ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO.