O PRESENTE TRABALHO INSERE-SE NO CONTEXTO DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA, INCIDINDO NA REFLEXÃO SOBRE INOVAÇÕES EDUCATIVAS, NAS QUAIS A SUPERVISÃO E A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO (IA) ESTÃO AO SERVIÇO DA MELHORIA DAS PRÁTICAS, DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR E DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ORIGINA-SE DE UM PROCESSO INVESTIGATIVO NO ÂMBITO DO DOUTORADO, NO QUAL A INVESTIGAÇÃO-EMANCIPATÓRIA ESTEVE NA BASE DO PROCESSO DE INTERVENÇÃO, SUPERVISÃO SOBRE AS PRÁTICAS E PRODUÇÃO REFLEXIVA DE CONHECIMENTO E, NUMA HOMOLOGIA DE PROCESSOS, INVESTIGAMOS A NOSSA PRÁTICA NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE IA NO ENSINO NÃO PRESENCIAL EM CONTEXTO PANDÊMICO, DINAMIZADO NUMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS COM LIMITAÇÕES DE ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. NESSE ARTIGO, PROPOMO-NOS A ANALISAR ALGUMAS ATIVIDADES IMPLEMENTADAS NO ÂMBITO DO PROJETO DIDÁTICO E DE IA, FOCANDO NAS APRENDIZAGENS DE ALUNOS E PROFESSORA E CONTORNOS QUE ESTE ASSUMIU EM FUNÇÃO DOS CONDICIONANTES CONTEXTUAIS. PARA ANÁLISE, APOIAMO-NOS NO REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA , INVESTIGAÇÃO-AÇÃO, CURRÍCULO, DENTRE OUTROS DE SEMELHANTE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER A COMPLEXIDADE DO OBJETO DE ESTUDO. OS RESULTADOS DESSE PROCESSO INDICAM QUE A IA EMANCIPATÓRIA PROPORCIONOU UMA INTERVENÇÃO REFLEXIVA E SITUADA SOBRE AS PRÁTICAS AO LONGO DO PROJETO, NUMA TRANSFORMAÇÃO DELIBERATIVA DE CONHECIMENTO DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DOS APRENDENTES E DO CONTEXTO, FAVORECENDO A EXPANSÃO DAS POTENCIALIDADES DESENVOLVIMENTISTAS DE TODOS OS ENVOLVIDOS.