ESTE TRABALHO DE INOVA??O EDUCACIONAL BUSCA MELHORAR OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS ATRAV?S DE OFICINAS TE?RICO-PR?TICOS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA NA LINGUAGEM ESCRITA ? ALUNOS AUTISTAS DO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA PRIVADA DO RECIFE. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO, FORAM IMPLEMENTADAS E APLICADAS QUATRO OFICINAS DIRECIONADAS AOS PROFESSORES COM O PROP?SITO DE FORTALECIMENTO DE CONHECIMENTO TE?RICO PR?TICO PARA IMPULSIONAR E POTENCIALIZAR AS ESTRAT?GIAS DE AVALIA??O FORMATIVA COM INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE ACOMPANHEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, PROPORCIONANDO RETORNO SIGNIFICATIVO DA EVOLU??O PEDAG?GICA. ESSA INOVA??O FOI PENSADA A PARTIR DO DIAGN?STICO E DA METODOLOGIA UTILIZADA QUALITATIVA DESCRITIVA. COM A AN?LISE FOFA FORAM DETECTADOS OS PONTOS FORTES E FRACOS. A REFLEX?O DOS DADOS DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA APONTARAM ASPECTOS RELEVANTES E FUNDAMENTAIS QUE DIRECIONARAM E POSSIBILITARAM A ELABORA??O DESSA INOVA??O. PARA TAL, FOI ELABORADO UM PLANO DE INTERVEN??O EDUCATIVO, ATRAV?S DA IMPLEMENTA??O DE OFICINAS DESTINADAS AOS PROFESSORES PARA SENSIBILIZAR E TRANSMITIR CONHECIMENTOS SOBRE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS E ADAPTA??ES DE ATIVIDADES, A??ES DECISIVAS E CONSTRUTIVAS QUE CONDUZIRAM A INOVA??O. O MONITORAMENTO E O ACOMPANHAMENTO ACONTECERAM POR MEIO DE OBSERVA??ES ESTRUTURADAS. A AVALIA??O FINAL CONFIGUROU DEPOIMENTOS MENSUR?VEIS E ESSENCIAIS QUE VALIDARAM A SUA SIGNIFIC?NCIA. CONCLUI-SE QUE ESTA INOVA??O EDUCACIONAL CONSEGUIU POSICIONAR A IMPORT?NCIA DE RESPEITAR A SINGULARIDADE DO AUTISTA, CONHECER E ACOMPANHAR SEU CRESCIMENTO, FORTALECIDA E CONSOLIDADA POR ESTRAT?GIAS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SISTEM?TICOS E FORMATIVOS.