O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DE TECER ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19 NA VIDA DE MENINOS E MENINAS. AS CRIANÇAS FORAM IMPOSSIBILITADAS PELA PANDEMIA DE CIRCULAREM EM ESPAÇOS ALTAMENTE SUGESTIVOS A SONHOS, DESCOBERTAS, IMAGINAÇÕES, EXPLORAÇÕES, ENCANTAMENTOS E ENTUSIASMOS, COMO: RUA, PRAIA, ESCOLA, SHOPPING, CASA DE VIZINHOS, VIAGENS, PASSEIOS ETC. ASSIM COMO OS ADULTOS, AS CRIANÇAS TAMBÉM ESTÃO SOFRENDO SOCIAL, EMOCIONAL E PSICOLOGICAMENTE COM OS EFEITOS DA PANDEMIA. TRATA-SE DE UM ENSAIO TEÓRICO DE APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA, CUJOS ASPECTOS AQUI ABORDADOS PRETENDEM SER MAIS BEM EXPLORADOS NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA EM ANDAMENTO. PARA AS ANÁLISES E COMPREENSÕES ACERCA DESTE TEMA, FORAM UTILIZADOS COMO PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS PANIAGUA E PALACIOS (2007), BARBOSA (2009), BUSS-SIMÃO E LESSA (2020), SANTOS E SARAIVA (2020), MACEDO (2020), SOUZA (2020) E SARAIVA (2020). CONCLUI-SE QUE A PANDEMIA ACENTUOU AINDA MAIS OS DESAFIOS DA VIDA DAS CRIANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE E, AINDA, QUE APESAR DOS PERCALÇOS, AS CRIANÇAS CONTINUAM A LUTAR E RESISTIR POR MEIO DO BRINCAR COMO DIREITO E CAMINHO DE EXPERIÊNCIAS.