BUSCAMOS NO DESENVOLVIMENTO DESTE TEXTO, APRESENTAR UM RECORTE DOS RESULTADOS FINAIS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO RIO DE JANEIRO (FAPERJ) E PELO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO DE JANEIRO (CEFET/RJ) SOBRE AS PROPOSTAS DIDÁTICAS RELACIONADAS AOS GÊNEROS DIGITAIS EM COLEÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADAS E DISTRIBUÍDAS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO, EDIÇÃO DE 2020 (PNLD/2020). O PNLD/2020 AVALIOU E SELECIONOU 06 COLEÇÕES DESTINADAS AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. NESTE TEXTO, APRESENTAREMOS UMA VISÃO GERAL DAS COLEÇÕES DE ACORDO COM O EXPRESSO NO GUIA DO PNLD/2020 E FOCAREMOS NOSSA ANÁLISE NA COLEÇÃO “SE LIGA NA LÍNGUA”, BUSCANDO IDENTIFICAR COMO A COLEÇÃO ORGANIZA SUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS RELACIONADAS AO GÊNERO DIGITAL, NO INTUITO DE IDENTIFICAR PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL. NOSSA DISCUSSÃO TEM COMO BASE TEÓRICA OS TRABALHOS DE BATISTA (2003), SOARES (2005), MARCUSCHI (2005), COSCARELLI (2005), ANTUNES (2009), BUCKINGHARM (2010). FINALIZADO O TRABALHO, OBSERVAMOS QUE AS INFORMAÇÕES DO GUIA NOS DÃO VISÃO AMPLA DA COLEÇÃO, MAS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA QUE O DOCENTE TENHA DIMENSÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. EM RELAÇÃO À ANÁLISE DA COLEÇÃO SE LIGA NA LÍNGUA, OBSERVAMOS QUE ESTA COLEÇÃO, COMO OUTRAS APROVADAS, VEM FAZENDO UM MOVIMENTO DE ATUALIZAÇÃO DOS GÊNEROS DIGITAIS E APRESENTA ATIVIDADES QUE CONTRIBUEM PARA O LETRAMENTO DIGITAL.