Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL: PROPOSTAS DIDÁTICAS DE UMA COLEÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2020

Palavra-chaves: LETRAMENTO DIGITAL, LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA PORTUGUESA, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81339
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2472
    "inscrito_id" => 5175
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: PROPOSTAS DIDÁTICAS DE UMA COLEÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2020"
    "resumo" => "BUSCAMOS NO DESENVOLVIMENTO DESTE TEXTO, APRESENTAR UM RECORTE DOS RESULTADOS FINAIS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO RIO DE JANEIRO (FAPERJ)  E PELO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO DE JANEIRO (CEFET/RJ) SOBRE AS PROPOSTAS DIDÁTICAS RELACIONADAS AOS GÊNEROS DIGITAIS EM COLEÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADAS E DISTRIBUÍDAS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO, EDIÇÃO DE 2020 (PNLD/2020). O PNLD/2020 AVALIOU E SELECIONOU 06 COLEÇÕES DESTINADAS AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. NESTE TEXTO, APRESENTAREMOS UMA VISÃO GERAL DAS COLEÇÕES DE ACORDO COM O EXPRESSO NO GUIA DO PNLD/2020 E FOCAREMOS NOSSA ANÁLISE NA COLEÇÃO “SE LIGA NA LÍNGUA”, BUSCANDO IDENTIFICAR COMO A COLEÇÃO ORGANIZA SUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS RELACIONADAS AO GÊNERO DIGITAL, NO INTUITO DE IDENTIFICAR PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL. NOSSA DISCUSSÃO TEM COMO BASE TEÓRICA OS TRABALHOS DE BATISTA (2003), SOARES (2005), MARCUSCHI (2005), COSCARELLI (2005), ANTUNES (2009), BUCKINGHARM (2010). FINALIZADO O TRABALHO, OBSERVAMOS QUE AS INFORMAÇÕES DO GUIA NOS DÃO VISÃO AMPLA DA COLEÇÃO, MAS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA QUE O DOCENTE TENHA DIMENSÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. EM RELAÇÃO À ANÁLISE DA COLEÇÃO SE LIGA NA LÍNGUA, OBSERVAMOS QUE ESTA COLEÇÃO, COMO OUTRAS APROVADAS, VEM FAZENDO UM MOVIMENTO DE ATUALIZAÇÃO DOS GÊNEROS DIGITAIS E APRESENTA ATIVIDADES QUE CONTRIBUEM PARA O LETRAMENTO DIGITAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA PORTUGUESA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID5175_07102021183911.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETH DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DE SOUZA"
    "autor_email" => "elisabethsouza.cefetrj@gm"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81339
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2472
    "inscrito_id" => 5175
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: PROPOSTAS DIDÁTICAS DE UMA COLEÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2020"
    "resumo" => "BUSCAMOS NO DESENVOLVIMENTO DESTE TEXTO, APRESENTAR UM RECORTE DOS RESULTADOS FINAIS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO RIO DE JANEIRO (FAPERJ)  E PELO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO DE JANEIRO (CEFET/RJ) SOBRE AS PROPOSTAS DIDÁTICAS RELACIONADAS AOS GÊNEROS DIGITAIS EM COLEÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADAS E DISTRIBUÍDAS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO, EDIÇÃO DE 2020 (PNLD/2020). O PNLD/2020 AVALIOU E SELECIONOU 06 COLEÇÕES DESTINADAS AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. NESTE TEXTO, APRESENTAREMOS UMA VISÃO GERAL DAS COLEÇÕES DE ACORDO COM O EXPRESSO NO GUIA DO PNLD/2020 E FOCAREMOS NOSSA ANÁLISE NA COLEÇÃO “SE LIGA NA LÍNGUA”, BUSCANDO IDENTIFICAR COMO A COLEÇÃO ORGANIZA SUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS RELACIONADAS AO GÊNERO DIGITAL, NO INTUITO DE IDENTIFICAR PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL. NOSSA DISCUSSÃO TEM COMO BASE TEÓRICA OS TRABALHOS DE BATISTA (2003), SOARES (2005), MARCUSCHI (2005), COSCARELLI (2005), ANTUNES (2009), BUCKINGHARM (2010). FINALIZADO O TRABALHO, OBSERVAMOS QUE AS INFORMAÇÕES DO GUIA NOS DÃO VISÃO AMPLA DA COLEÇÃO, MAS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA QUE O DOCENTE TENHA DIMENSÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. EM RELAÇÃO À ANÁLISE DA COLEÇÃO SE LIGA NA LÍNGUA, OBSERVAMOS QUE ESTA COLEÇÃO, COMO OUTRAS APROVADAS, VEM FAZENDO UM MOVIMENTO DE ATUALIZAÇÃO DOS GÊNEROS DIGITAIS E APRESENTA ATIVIDADES QUE CONTRIBUEM PARA O LETRAMENTO DIGITAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA PORTUGUESA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID5175_07102021183911.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETH DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DE SOUZA"
    "autor_email" => "elisabethsouza.cefetrj@gm"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

BUSCAMOS NO DESENVOLVIMENTO DESTE TEXTO, APRESENTAR UM RECORTE DOS RESULTADOS FINAIS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO RIO DE JANEIRO (FAPERJ) E PELO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO DE JANEIRO (CEFET/RJ) SOBRE AS PROPOSTAS DIDÁTICAS RELACIONADAS AOS GÊNEROS DIGITAIS EM COLEÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADAS E DISTRIBUÍDAS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO, EDIÇÃO DE 2020 (PNLD/2020). O PNLD/2020 AVALIOU E SELECIONOU 06 COLEÇÕES DESTINADAS AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. NESTE TEXTO, APRESENTAREMOS UMA VISÃO GERAL DAS COLEÇÕES DE ACORDO COM O EXPRESSO NO GUIA DO PNLD/2020 E FOCAREMOS NOSSA ANÁLISE NA COLEÇÃO “SE LIGA NA LÍNGUA”, BUSCANDO IDENTIFICAR COMO A COLEÇÃO ORGANIZA SUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS RELACIONADAS AO GÊNERO DIGITAL, NO INTUITO DE IDENTIFICAR PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL. NOSSA DISCUSSÃO TEM COMO BASE TEÓRICA OS TRABALHOS DE BATISTA (2003), SOARES (2005), MARCUSCHI (2005), COSCARELLI (2005), ANTUNES (2009), BUCKINGHARM (2010). FINALIZADO O TRABALHO, OBSERVAMOS QUE AS INFORMAÇÕES DO GUIA NOS DÃO VISÃO AMPLA DA COLEÇÃO, MAS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA QUE O DOCENTE TENHA DIMENSÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. EM RELAÇÃO À ANÁLISE DA COLEÇÃO SE LIGA NA LÍNGUA, OBSERVAMOS QUE ESTA COLEÇÃO, COMO OUTRAS APROVADAS, VEM FAZENDO UM MOVIMENTO DE ATUALIZAÇÃO DOS GÊNEROS DIGITAIS E APRESENTA ATIVIDADES QUE CONTRIBUEM PARA O LETRAMENTO DIGITAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.