ESTE TRABALHO É PARTE DO RESULTADO DE UMA MONOGRAFIA E DISCUTE OS MOTIVOS EM TORNO DA OPÇÃO PELA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, UM PROCESSO CARREGADO DE DÚVIDAS PARA MAIORIA DAS PESSOAS. A ESCOLHA POR UMA PROFISSÃO É PESSOAL E TAMBÉM SOCIAL, UMA VEZ QUE ENVOLVE PREFERÊNCIAS, MAS TAMBÉM AS OPORTUNIDADES QUE O SUJEITO ENCONTRA NO SEU CONTEXTO. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR, AS PRETENSÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFCE – CAMPUS ACARAÚ, A OPTAREM POR ESSA GRADUAÇÃO E AS INTENÇÕES FUTURAS PERTINENTES A FORMAÇÃO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCAMOS: (1) DESCREVER OS MOTIVOS QUE LEVARAM OS ESTUDANTES A OPTAREM PELO CURSO; (2) COMPREENDER COMO AS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS MUDAM A FORMA DE OLHAR PARA A PROFISSÃO DE PROFESSOR; (3) IDENTIFICAR ENTRE OS ESTUDANTES A REPRESENTATIVIDADE EM FUTURA ATUAÇÃO DOCENTE. SE REALIZOU NO IFCE/CAMPUS ACARAÚ, COM ESTUDANTES DE 7º E 8º SEMESTRES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS PRODUZIDOS NO FORMULÁRIOS GOOGLE, ANALISADOS E TRADUZIDOS PELA TRANSCRIÇÃO DE RECORTES EXTRAÍDOS DOS REGISTROS DOS SUJEITOS NOS QUESTIONÁRIOS, SEGUIDOS DE UMA DISCUSSÃO APRESENTADA EM TEXTO EXPOSITIVO ANALÍTICO, COM INTERPRETAÇÕES REALIZADAS DE ACORDO COM A LITERATURA RELACIONADA À PROBLEMÁTICA EXPLORADA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE UM DOS ASPECTOS QUE INFLUENCIOU MUITO A ESCOLHA DO CURSO, FOI O FATO DE SÓ EXISTIR DUAS LICENCIATURAS NO IFCE/CAMPUS ACARAÚ, COMO OPÇÕES NA REGIÃO, NO ENSINO SUPERIOR, EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. MAS TAMBÉM, TIVERAM RELATOS DE VOCAÇÃO PELA ÁREA DA BIOLOGIA, E PELA DOCÊNCIA.