Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIA CIDADÃ A UM CLIQUE: O USO DA PLATAFORMA ZOONIVERSE COMO FORMA DE ENVOLVER ESTUDANTES EM PESQUISAS CIENTÍFICAS E SUAS AMPLAS POSSIBILIDADES.

Palavra-chaves: CIÊNCIA CIDADÃ, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ZOONIVERSE, CLUBES DE CIÊNCIAS, ASTROBIOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81282
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2390
    "inscrito_id" => 3124
    "titulo" => "CIÊNCIA CIDADÃ A UM CLIQUE: O USO DA PLATAFORMA ZOONIVERSE COMO FORMA DE ENVOLVER ESTUDANTES EM PESQUISAS CIENTÍFICAS E SUAS AMPLAS POSSIBILIDADES."
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO PRETENDEU VERIFICAR AS POSSIBILIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O USO DE UM PROJETO HOSPEDADO NA PLATAFORMA DE CIÊNCIA CIDADÃ (CC) ZOONIVERSE NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DO ENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES DO 6º ANO (DE UMA ESCOLA PARTICULAR NA REGIÃO DO ABC) COM AS CIÊNCIAS; AMPLIAÇÃO DAS SUAS PERCEPÇÕES, BEM COMO A AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NOS ESTUDANTES PARTICIPANTES. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 5 ETAPAS FOI APLICADA EM ESTUDANTES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS DA ESCOLA E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E GRAVAÇÃO DAS AULAS. OS DIÁLOGOS FORAM TRANSCRITOS E ANALISADOS QUALITATIVAMENTE, A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, BASEADO EM BARDIN (1997; 2016), E DE AC, BASEADO EM SASSERON & CARVALHO (2011) E FOUREZ (1997; 2003). FORAM IDENTIFICADAS AS SEGUINTES CATEGORIAS INDICADORAS DE AC NAS FALAS DOS ESTUDANTES: A. MOTIVAÇÃO PARA PARTICIPAR DO CLUBE DE CIÊNCIAS; B. CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA CIDADÃ; C. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO; D. NOÇÃO DE AUTOEFICÁCIA; E. APOIO DA FAMÍLIA; F. ESTEREÓTIPO DO CIENTISTA E G. QUESTÃO DE GÊNERO NA CIÊNCIA. DESTACAMOS AQUI A POTENCIALIDADE DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CC PARA A PROMOÇÃO DA AC NOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA CIDADÃ, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ZOONIVERSE, CLUBES DE CIÊNCIAS, ASTROBIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID3124_30092021235010.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA RIBAS RODRIGUES ROQUE"
    "autor_nome_curto" => "DIANA RIBAS RODRIGUES ROQUE"
    "autor_email" => "diana.ribas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81282
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2390
    "inscrito_id" => 3124
    "titulo" => "CIÊNCIA CIDADÃ A UM CLIQUE: O USO DA PLATAFORMA ZOONIVERSE COMO FORMA DE ENVOLVER ESTUDANTES EM PESQUISAS CIENTÍFICAS E SUAS AMPLAS POSSIBILIDADES."
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO PRETENDEU VERIFICAR AS POSSIBILIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O USO DE UM PROJETO HOSPEDADO NA PLATAFORMA DE CIÊNCIA CIDADÃ (CC) ZOONIVERSE NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DO ENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES DO 6º ANO (DE UMA ESCOLA PARTICULAR NA REGIÃO DO ABC) COM AS CIÊNCIAS; AMPLIAÇÃO DAS SUAS PERCEPÇÕES, BEM COMO A AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NOS ESTUDANTES PARTICIPANTES. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 5 ETAPAS FOI APLICADA EM ESTUDANTES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS DA ESCOLA E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E GRAVAÇÃO DAS AULAS. OS DIÁLOGOS FORAM TRANSCRITOS E ANALISADOS QUALITATIVAMENTE, A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, BASEADO EM BARDIN (1997; 2016), E DE AC, BASEADO EM SASSERON & CARVALHO (2011) E FOUREZ (1997; 2003). FORAM IDENTIFICADAS AS SEGUINTES CATEGORIAS INDICADORAS DE AC NAS FALAS DOS ESTUDANTES: A. MOTIVAÇÃO PARA PARTICIPAR DO CLUBE DE CIÊNCIAS; B. CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA CIDADÃ; C. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO; D. NOÇÃO DE AUTOEFICÁCIA; E. APOIO DA FAMÍLIA; F. ESTEREÓTIPO DO CIENTISTA E G. QUESTÃO DE GÊNERO NA CIÊNCIA. DESTACAMOS AQUI A POTENCIALIDADE DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CC PARA A PROMOÇÃO DA AC NOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA CIDADÃ, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ZOONIVERSE, CLUBES DE CIÊNCIAS, ASTROBIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID3124_30092021235010.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA RIBAS RODRIGUES ROQUE"
    "autor_nome_curto" => "DIANA RIBAS RODRIGUES ROQUE"
    "autor_email" => "diana.ribas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO PRETENDEU VERIFICAR AS POSSIBILIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O USO DE UM PROJETO HOSPEDADO NA PLATAFORMA DE CIÊNCIA CIDADÃ (CC) ZOONIVERSE NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DO ENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES DO 6º ANO (DE UMA ESCOLA PARTICULAR NA REGIÃO DO ABC) COM AS CIÊNCIAS; AMPLIAÇÃO DAS SUAS PERCEPÇÕES, BEM COMO A AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NOS ESTUDANTES PARTICIPANTES. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 5 ETAPAS FOI APLICADA EM ESTUDANTES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS DA ESCOLA E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E GRAVAÇÃO DAS AULAS. OS DIÁLOGOS FORAM TRANSCRITOS E ANALISADOS QUALITATIVAMENTE, A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, BASEADO EM BARDIN (1997; 2016), E DE AC, BASEADO EM SASSERON & CARVALHO (2011) E FOUREZ (1997; 2003). FORAM IDENTIFICADAS AS SEGUINTES CATEGORIAS INDICADORAS DE AC NAS FALAS DOS ESTUDANTES: A. MOTIVAÇÃO PARA PARTICIPAR DO CLUBE DE CIÊNCIAS; B. CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA CIDADÃ; C. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO; D. NOÇÃO DE AUTOEFICÁCIA; E. APOIO DA FAMÍLIA; F. ESTEREÓTIPO DO CIENTISTA E G. QUESTÃO DE GÊNERO NA CIÊNCIA. DESTACAMOS AQUI A POTENCIALIDADE DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CC PARA A PROMOÇÃO DA AC NOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.