NO CONTEXTO ATUAL DE ADOÇÃO DE UMA NOVA BASE COMUM CURRICULAR, O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROMOVER UMA REFLEXÃO EM TORNO DA AVALIAÇÃO E DA SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM DE FÍSICA ENQUANTO ELEMENTO MEDIADOR PARA A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMULADO E APLICADO NA MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PRINCIPALMENTE NO TOCANTE AO ENSINO DE FÍSICA BASEIA-SE FUNDAMENTALMENTE NA CONCEPÇÃO DE VERIFICAÇÃO DE ERROS E ACERTOS, CLASSIFICANDO OS ALUNOS EM APROVADOS E REPROVADOS, SEM NENHUMA ANÁLISE OU DIÁLOGO A RESPEITO DOS RESULTADOS OBTIDOS.COMO METODOLOGIA OPTOU-SE POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SUBSIDIADA NOS AUTORES: JUSSARA HOFFMANN E LUCKESI, VALIDANDO ASSIM A ANÁLISE EM TORNO DO ESTUDO NESTE TRABALHO.AO FINAL DA PESQUISA OBSERVOU-SE QUE A AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA NÃO TRAZ NENHUM APRENDIZADO PARA O ESTUDANTE, APENAS O CLASSIFICA QUANTITATIVAMENTE. A FIM DE PROPORCIONAR UM ENSINO MAIS REFLEXIVO, O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DEVE ESTAR EM CONSTANTE DISCUSSÃO, BUSCANDO SEMPRE MELHORAR O MÉTODO DE AVALIAR E, CONSEQUENTEMENTE, O PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM.