ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE AS PRINCIPAIS PROBLEM?TICAS DO ENSINO H?BRIDO EMERGENCIAL, IMPLEMENTADO DURANTE O PER?ODO DE ISOLAMENTO SOCIAL PARA PREVEN??O DA PROPAGA??O DO COVID-19, QUE FORAM INVESTIGADAS POR PESQUISADORES DA EDUCA??O MATEM?TICA AO LONGO DOS ANOS DE 2020 E 2021, SENDO FUNDAMENTADA POR PERI?DICOS CIENT?FICOS DA ?REA, RELAT?RIOS T?CNICOS ELABORADOS PELO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POL?TICA EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (GESTRADO/UFMG) E PELO FUNDO DAS NA??ES UNIDAS PARA A INF?NCIA (UNICEF), E PELO LIVRO EDUCA??O & TRANSFORMA??O SOCIAL: (RE)UNINDO PR?TICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENS?O. DISCUTE-SE A NECESSIDADE DE UMA FORMA??O DOCENTE APROPRIADA PARA ATUA??O NO ENSINO REMOTO E COMO MUITOS PROFISSIONAIS N?O CONSEGUEM ESSA QUALIFICA??O, AS DESIGUALDADES NO ACESSO AS TECNOLOGIAS POR PARTE DE ALUNOS E PROFESSORES E SEUS EFEITOS NAS PR?TICAS DE ENSINO E NA QUALIDADE DA EDUCA??O, E A METODOLOGIA DE EDUCA??O ONLINE COMO UMA OP??O VI?VEL PARA SER TRABALHADA DURANTE ESSE PER?ODO, UMA VEZ QUE PROP?E A REALIZA??O DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS INTEGRADAS AO USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS QUE POSSIBILITEM UM APRENDIZADO COLABORATIVO.