O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PROPOR UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA SOBRE AS NOVAS PERSPECTIVAS EM RELAÇÃO AOS PERCURSOS FORMATIVOS E AS NECESSIDADES DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTACAM-SE OS ESTUDOS DO WOLLMANN E ZANBON (2017), COELHO, SOARES E ROEHRS (2019), DENTRE OUTROS. DOCUMENTOS OFICIAIS, COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), AS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN), AS DIRETRIZES E BASES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO (DCNEM) E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO FORAM CONSULTADOS. A METODOLOGIA DA PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DOS DOCUMENTOS QUE VERSAM SOBRE A TEMÁTICA, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DOS ESTUDOS DE GIL (2010). ESPERA-SE QUE OS RESULTADOS DESTA VENHAM FORTALECER A NECESSIDADE DA SENSIBILIZAÇÃO, DO REEDUCAR O OLHAR PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NESTA MODALIDADE DE ENSINO, PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DE ATITUDES E DE HABILIDADES ESSENCIAIS À FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO AUTÔNOMO E CRÍTICO, PARA VIVER NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA CONFORME OS INTERESSES E COM LIBERDADE DE ESCOLHA NOS PRÓPRIOS PERCURSOS FORMATIVOS.