Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO ESCOLAR: UM RELATO A PARTIR DA ANÁLISE DA ESTRUTURA ARQUITETÔNICA DE UMA ESCOLA PRIVADA

Palavra-chaves: INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL, ACESSIBILIDADE, ESTRUTURA ARQUITETÔNICA, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      CAPITAL DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA. É IMPORTANTE MENCIONAR QUE O NOME DA ESCOLA NÃO FOI REVELADO \r\n
      PARA QUE A INSTITUIÇÃO PUDESSE SER PRESERVADA. O REFERIDO TRABALHO SURGIU A PARTIR DA DISCIPLINA \r\n
      EDUCAÇÃO ESPECIAL, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB. O \r\n
      APORTE TEÓRICO DEU-SE ATRAVÉS DOS AUTORES OLIVEIRA (2008) E WALTER (2006), COMO TAMBÉM NA LEI \r\n
      Nº 13.146, DE 06 DE JULHO DE 2015 QUE VERSA SOBRE A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM \r\n
      DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA). O CAMINHO METODOLÓGICO UTILIZADO INCIDIU-SE \r\n
      DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, NO QUAL O ESTUDO CONFIGURA-SE DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E DE ESTUDO DE \r\n
      CASO, EM QUE SE ESTRUTUROU NA ABORDAGEM QUALITATIVA PARA O PROGRESSO DESSA PRODUÇÃO. NESSE \r\n
      SENTIDO, O INSTRUMENTO QUE FOI UTILIZADO E QUE MAIS ADEQUARIA PARA A ANÁLISE E VERACIDADE DOS \r\n
      RESULTADOS FOI REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO MATERIAL OBTIDO NO MOMENTO DA PESQUISA. ASSIM, \r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTA PESQUISA TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE UMA ESCOLA PRIVADA QUE ESTÁ LOCALIZADA NA ÁREA URBANA DA CAPITAL DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA. É IMPORTANTE MENCIONAR QUE O NOME DA ESCOLA NÃO FOI REVELADO PARA QUE A INSTITUIÇÃO PUDESSE SER PRESERVADA. O REFERIDO TRABALHO SURGIU A PARTIR DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO ESPECIAL, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB. O APORTE TEÓRICO DEU-SE ATRAVÉS DOS AUTORES OLIVEIRA (2008) E WALTER (2006), COMO TAMBÉM NA LEI Nº 13.146, DE 06 DE JULHO DE 2015 QUE VERSA SOBRE A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA). O CAMINHO METODOLÓGICO UTILIZADO INCIDIU-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, NO QUAL O ESTUDO CONFIGURA-SE DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E DE ESTUDO DE CASO, EM QUE SE ESTRUTUROU NA ABORDAGEM QUALITATIVA PARA O PROGRESSO DESSA PRODUÇÃO. NESSE SENTIDO, O INSTRUMENTO QUE FOI UTILIZADO E QUE MAIS ADEQUARIA PARA A ANÁLISE E VERACIDADE DOS RESULTADOS FOI REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO MATERIAL OBTIDO NO MOMENTO DA PESQUISA. ASSIM, CONSTATAMOS QUE A ESCOLA NÃO POSSUÍA APARATOS QUE ASSEGURASSEM A ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA.

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