ESTA PESQUISA TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE UMA ESCOLA PRIVADA QUE ESTÁ LOCALIZADA NA ÁREA URBANA DA
CAPITAL DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA. É IMPORTANTE MENCIONAR QUE O NOME DA ESCOLA NÃO FOI REVELADO
PARA QUE A INSTITUIÇÃO PUDESSE SER PRESERVADA. O REFERIDO TRABALHO SURGIU A PARTIR DA DISCIPLINA
EDUCAÇÃO ESPECIAL, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB. O
APORTE TEÓRICO DEU-SE ATRAVÉS DOS AUTORES OLIVEIRA (2008) E WALTER (2006), COMO TAMBÉM NA LEI
Nº 13.146, DE 06 DE JULHO DE 2015 QUE VERSA SOBRE A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM
DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA). O CAMINHO METODOLÓGICO UTILIZADO INCIDIU-SE
DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, NO QUAL O ESTUDO CONFIGURA-SE DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E DE ESTUDO DE
CASO, EM QUE SE ESTRUTUROU NA ABORDAGEM QUALITATIVA PARA O PROGRESSO DESSA PRODUÇÃO. NESSE
SENTIDO, O INSTRUMENTO QUE FOI UTILIZADO E QUE MAIS ADEQUARIA PARA A ANÁLISE E VERACIDADE DOS
RESULTADOS FOI REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO MATERIAL OBTIDO NO MOMENTO DA PESQUISA. ASSIM,
CONSTATAMOS QUE A ESCOLA NÃO POSSUÍA APARATOS QUE ASSEGURASSEM A ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES
COM DEFICIÊNCIA.