DE ACORDO COM ESTUDOS REALIZADOS, A EMPATIA É UMA HABILIDADE SOCIAL QUE PODE SER DESENVOLVIDA POR MEIO DA SENSIBILIZAÇÃO E DO DEBATE EM GRUPO A RESPEITO DE TEMÁTICAS QUE FAVOREÇAM O EXERCÍCIO EMPÁTICO DE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO, COM O AUXÍLIO DE OBRAS DE FICÇÃO. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A HABILIDADE DE SENTIR EMPATIA POR PERSONAGENS DA OBRA FICCIONAL HARRY POTTER. E COMO ESPECÍFICOS, INDICAR NA OBRA HARRY POTTER AS CENAS QUE ENVOLVEM DIRETAMENTE A TEMÁTICA EMPATIA E AVALIAR QUAIS OS PERSONAGENS PODEM SER CONSIDERADOS PREDOMINANTEMENTE EMPÁTICOS E NÃO EMPÁTICOS.
PARA TANTO, FOI UTILIZADO OS TRÊS PRIMEIROS FILMES DA OBRA FICCIONAL DE J. K. ROWLING, INTITULADA HARRY POTTER. O MATERIAL ANALISADO FOI UMA AMOSTRA DE 7 HORAS E 35 MINUTOS. PARA A FORMAÇÃO DO CORPUS DE ANÁLISE, TODAS AS CENAS QUE TINHAM ALGUMA RELAÇÃO COM A TEMÁTICA EMPATIA FORAM TRANSCRITAS EM UM ARQUIVO DO WORD. AO TODO 26 CENAS FORAM SELECIONADAS PARA UMA ANÁLISE MAIS CRITERIOSA. A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE L. BARDIN, OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM 4 CATEGORIAS: EMPATIA NO CONTEXTO FAMILIAR, EMPATIA NO CONTEXTO ESCOLAR, PERSONAGENS POUCO EMPÁTICOS, AMBIGUIDADES DA EMPATIA: EMPÁTICOS E NÃO-EMPÁTICOS. COM BASE NOS DADOS ANALISADOS, PODE-SE INFERIR QUE OS FILMES AVALIADOS PODERÃO SER UTILIZADOS EM FUTURAS INTERVENÇÕES, GUIADAS POR UMA PROFESSOR/A MEDIADOR/A, COMO UMA FERRAMENTA ADEQUADA PARA DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E DA SENSIBILIDADE EMPÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL.