O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA CAMPO REALIZADA COM DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP), OS QUAIS RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO ONLINE SOBRE A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, BEM COMO A QUESTÃO DO ENEM, DE 2018, ENVOLVENDO O PAJUBÁ, PRESENTE NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS. PARA TANTO, O GRUPO FOI DIVIDIDO EM DOIS GRUPOS: LGBT+ X CIS/HÉTEROS, PARA OBSERVAR APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS. DITO ISSO, O ARTIGO REALIZA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DO ENEM, IDENTIFICANDO SUA ABORDAGEM VARIACIONISTA E EXPLANA OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DO QUESTIONÁRIO, CONFIGURANDO A PESQUISA COMO DE NATUREZA PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA, COM BASE EM MÉTODO DESCRITIVO E CARÁTER INTERPRETATIVISTA. PARA TAL, AS DISCUSSÕES SÃO FEITAS NO ESCOPO DA SOCIOLINGUÍSTICA DE VERTENTE VARIACIONISTA À LUZ DE BORTONI-RICARDO (2017), BAGNO (2009, 2015, 2017), ENTRE OUTROS. NESSA DIREÇÃO, A QUESTÃO PROBLEMATIZADA POR PARTE DA SOCIEDADE, CARACTERIZADA COMO DE CONTEÚDO “IRRELEVANTE” PARA A FORMAÇÃO DE DISCENTES É DE APARATO LINGUÍSTICO FUNCIONAL, AINDA QUE CONTESTÁVEL A SUA ELABORAÇÃO, ALÉM DISSO É RECONHECIDA COMO VÁLIDA POR PROFESSORES, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS IDENTIDADES SEXUAIS E/OU DE GÊNERO, RECONHECENDO O VALOR DO ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, CONFORME INDICAM DOCUMENTOS OFICIAIS.