ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR O PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL EM PERNAMBUCO, OBSERVANDO A PROPOSTA DE AFIRMAÇÃO DAS AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA ABORDADA NO DOCUMENTO. TOMA COMO REFERENCIAL TEÓRICO, ALÉM DA BASE DE SUSTENTAÇÃO LEGAL QUE AMPARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PAÍS, ESTUDOS QUE VISLUMBRAM A PERSPECTIVA INCLUSIVA DA EDUCAÇÃO; BEM COMO O QUE CONCERNE ÀS DIMENSÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR. DE BASE QUALITATIVA, A PESQUISA POSSUI COMO CATEGORIAS DE ANÁLISE AS DIRETRIZES PARA O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PROJETO; E TAMBÉM AS PROPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA QUANTO À CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA. OS RESULTADOS APONTAM QUE O DOCUMENTO EM ESTUDO APRESENTA UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA CONSONANTE COM A TEORIA DE BASE. O PROJETO DIAGNOSTICA QUE NÃO HÁ ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIALIZADAS OFICIALMENTE NA ESCOLA NO ANO DE SUA ELABORAÇÃO, CONTUDO PREVÊ FLEXIBILIZAÇÕES NO CURRÍCULO PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTOS FUTUROS, TAMBÉM ANTEVÊ A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE E ADAPTAÇÕES DOS RECURSOS HUMANOS E FÍSICOS PARA O ATENDIMENTO ADEQUADO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA.