ESTE ARTIGO PROPÕE-SE A TRAÇAR REFLEXÕES SOBRE AS TEORIAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS VERSUS FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO, TRATA-SE DE UM RECORTE DA TESE DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO. ESTA É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. HISTORICAMENTE O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL TEM REPERCUSSÃO GLOBAL E LUTA PELA GARANTIA DOS DIREITOS A EDUCAÇÃO DE QUALQUER PESSOA INDEPENDENTE DE SUA CONDIÇÃO SOCIOCULTURAL, BIOLÓGICA OU PSICOLÓGICA, ISTO É, TODOS E TODAS TÊM DIREITO A EDUCAÇÃO SEJA QUAL FOR A SUA DIFERENÇA OU DIVERSIDADE. NESSE SENTIDO TRABALHO AO DEBRUÇAR-SE SOBRE AS TEORIAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS VERSUS FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO OBJETIVA PROVOCAR REFLEXÃO CRÍTICA, A FIM DE ULTRAPASSAR AS IDEIAS E MODELOS PRECONCEBIDOS. A EDUCAÇÃO ESPECIAL PRECISA EXTRAPOLAR LIMITES, SER OUSADA, SUBVERSIVA E REAVIVAR A APTIDÃO E A VOCAÇÃO DE EDUCAR.