NOSSO ESTUDO INCIDE SOBRE OS G?NEROS TEXTUAIS DA ORALIDADE NO LIVRO DID?TICO DE PORTUGU?S, DADA A IMPORT?NCIA INTERATIVA DO USO DOS MESMOS COMO FORMA DE PARTICIPA??O SOCIAL, E A GRANDE CIRCULA??O DESSES LIVROS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. QUESTIONAMO-NOS SOBRE QUAL O ESPA?O PEDAG?GICO DADO A ESSES G?NEROS NAS ATIVIDADES DE PRODU??O TEXTUAL. NESSE COMPASSO, OBJETIVAMOS ANALISAR AS ATIVIDADES APRESENTADAS EM LIVRO DID?TICO DE PORTUGU?S DO 6? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. SELECIONAMOS UMA COLE??O APROVADAS PELO MINIST?RIO DA EDUCA??O EM SEU PLANO NACIONAL DE AVALIA??O DE LIVRO DID?TICO (2020), DA QUAL EXTRA?MOS COMO CORPUS DA PESQUISA OS EXERC?CIOS DE PRODU??O TEXTUAL. VERIFICAMOS OS G?NEROS SUGERIDOS PARA PRODU??O DE TEXTO ESCRITO E PRODU??O DE TEXTO ORAL, ESTABELECENDO UM CONTRAPONTO ENTRE OS MESMOS; ANALISAMOS OS G?NEROS TEXTUAIS ORAIS PRIVILEGIADOS NAS ATIVIDADES, REFLETINDO SOBRE OS PRESSUPOSTOS TE?RICO-METODOL?GICOS SUBJACENTES A ESSAS PROPOSTAS. ORIENTAMO-NOS PELAS BASES TE?RICAS DE ESTUDIOSOS QUE COMPREENDEM A LINGUAGEM COMO FORMA DE PARTICIPA??O E INTERA??O SOCIAL, QUAIS BAKHTIN (1997, 2002) E MARCUSCHI (2001, 2002, 2004). OS RESULTADOS APONTAM QUE A ORALIDADE VEM GANHANDO UM ESPA?O DE DESTAQUE NO TRABALHO PEDAG?GICO COM A LINGUAGEM, ESPECIALMENTE QUANTO A QUALIDADE DAS PROPOSTAS SUGERIDAS PARA PRODU??O TEXTUAL. CONTUDO, OS G?NEROS NA MODALIDADE ESCRITA AINDA S?O VALORIZADOS EM RELA??O AOS DA ORAL TANTO NA DIVERSIDADE DE G?NEROS TRABALHADOS, QUANTO NA QUANTIDADE DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS A ESSES DESTINADAS PARA ESTUDO.