A PRESENTE PESQUISA EM ANDAMENTO, SE INSERE NO PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DA UNIC- CUIAB?-MT, E TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER E CONCEITUAR O QUE ? DI - DEFICI?NCIA INTELECTUAL E COMO OCORRE A INCLUS?O DOS DISCENTES COM ESSA NECESSIDADE ESPEC?FICA E QUE CURSAM O ENSINO M?DIO NO IFG CAMPUS LUZI?NIA E AINDA CONHECER COMO ? A REPRESENTA??O SOCIAL DO TEMA INCLUS?O ENTRE OS DISCENTES SEM DEFICI?NCIA. TRATA-SE DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA EXPLORAT?RIA E DESCRITIVA, TRANSVERSAL DO TIPO ESTUDO DE CASO, QUE USAR? COMO INSTRUMENTOS DE OBTEN??O DE DADOS, ENTREVISTAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS (GRUPO FOCAL), OBSERVA??O, AUTO NARRATIVAS E A T?CNICA DA ALP - ASSOCIA??O LIVRE DE PALAVRAS, ADEQUANDO-SE OS MESMOS A CADA GRUPO DE PARTICIPANTES, QUAIS SEJAM: PROFESSORES, DISCENTES COM DI E OUTRAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPEC?FICAS E SEM DEFICI?NCIA, MAS QUE PARTILHEM DA CONVIV?NCIA. PRETENDEMOS CONHECER A REALIDADE DOS NOSSOS PROCESSOS INCLUSIVOS E AUXILIAR NA MELHORA DAS A??ES FUTURAS DENTRO DO CAMPUS; PROPONDO E CONSTRUINDO JUNTO ? EQUIPE A VIV?NCIA DE NOVAS PR?TICAS INCLUSIVAS. PARA AN?LISE DOS DADOS OBTIDOS USAREMOS AN?LISE DE CONTE?DO DE BARDIN (2011) E COMO PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TE?RICOS, MANTOAN (2003) E CROCHICK (2011; 2013) ACERCA DO QUE ? O ENTENDIMENTO DE UM ENSINO INCLUSIVO, AGREGANDO AOS CONHECIMENTOS DE UMA EDUCA??O INSTITUCIONAL DEMOCR?TICA PARA TODOS, ? LUZ DE FREIRE (1983; 1987). PRETENDEMOS CONHECER A REALIDADE DOS NOSSOS PROCESSOS INCLUSIVOS E AUXILIAR NA MELHORA DAS A??ES FUTURAS DENTRO DO CAMPUS; PROPONDO E CONSTRUINDO JUNTO ? EQUIPE A VIV?NCIA DE NOVAS PR?TICAS INCLUSIVAS.