Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO REMOTO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, ENSINO REMOTO, PROFESSOR REGENTE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EDUCAÇÃO BÁSICO Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80128
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 2527
    "titulo" => """
      COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES  SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO \r\n
      NO CONTEXTO REMOTO
      """
    "resumo" => "COM O ENSINO REMOTO, O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS TEM SIDO UM GRANDE DESAFIO E PROFESSORES REGENTES PASSARAM A SOLICITAR AINDA MAIS O AUXÍLIO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) QUE TEM POR  FUNÇÃO  PROPOR RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE VISANDO ELIMINAR BARREIRAS PARA A PLENA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS. PARTINDO DISSO, NOS QUESTIONAMOS SOBRE A COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES DA REDE DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO ACERCA DO AEE E SE EXISTIRIAM DIFERENÇAS ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. MÉTODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA. PARTICIPARAM 128 PROFESSORES QUE RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS. RESULTADOS: A MAIORIA DOS PROFESSORES REFERIU EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM ALUNOS COM ALGUM TIPO DE NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL (NEE). UMA PEQUENA PARCELA APONTOU CONHECER AMPLAMENTE O TRABALHO DO AEE, SENDO EVIDENCIADO PELA BAIXA PORCENTAGEM DE RESPOSTAS A QUESTÕES ESPECÍFICAS, COMO O PRINCIPAL OBJETIVO DO AEE, O PÚBLICO-ALVO E AS MODALIDADES OFERECIDAS NA REDE. FOI OBSERVADA POUCA DIFERENÇA ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVO E ÀS FORMAS DE ATENDIMENTO. CONCLUSÃO: EMBORA A MAIORIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO TENHA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM NEE, MUITOS DELES NÃO TÊM CLAREZA SOBRE O OBJETIVO E FUNCIONAMENTO DO AEE, COM ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. HÁ NECESSIDADE DE APROFUNDAR O ESTUDO A FIM DE CLARIFICAR QUAL A COMPREENSÃO DO PROFESSOR REGENTE SOBRE A RELEVÂNCIA DO SEU PAPEL NA INCLUSÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ENSINO REMOTO, PROFESSOR REGENTE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EDUCAÇÃO BÁSICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID2527_29072021182247.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS LOPES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS L. OLIVEIRA"
    "autor_email" => "matheuslopes100@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80128
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 2527
    "titulo" => """
      COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES  SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO \r\n
      NO CONTEXTO REMOTO
      """
    "resumo" => "COM O ENSINO REMOTO, O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS TEM SIDO UM GRANDE DESAFIO E PROFESSORES REGENTES PASSARAM A SOLICITAR AINDA MAIS O AUXÍLIO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) QUE TEM POR  FUNÇÃO  PROPOR RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE VISANDO ELIMINAR BARREIRAS PARA A PLENA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS. PARTINDO DISSO, NOS QUESTIONAMOS SOBRE A COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES DA REDE DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO ACERCA DO AEE E SE EXISTIRIAM DIFERENÇAS ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. MÉTODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA. PARTICIPARAM 128 PROFESSORES QUE RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS. RESULTADOS: A MAIORIA DOS PROFESSORES REFERIU EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM ALUNOS COM ALGUM TIPO DE NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL (NEE). UMA PEQUENA PARCELA APONTOU CONHECER AMPLAMENTE O TRABALHO DO AEE, SENDO EVIDENCIADO PELA BAIXA PORCENTAGEM DE RESPOSTAS A QUESTÕES ESPECÍFICAS, COMO O PRINCIPAL OBJETIVO DO AEE, O PÚBLICO-ALVO E AS MODALIDADES OFERECIDAS NA REDE. FOI OBSERVADA POUCA DIFERENÇA ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVO E ÀS FORMAS DE ATENDIMENTO. CONCLUSÃO: EMBORA A MAIORIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO TENHA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM NEE, MUITOS DELES NÃO TÊM CLAREZA SOBRE O OBJETIVO E FUNCIONAMENTO DO AEE, COM ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. HÁ NECESSIDADE DE APROFUNDAR O ESTUDO A FIM DE CLARIFICAR QUAL A COMPREENSÃO DO PROFESSOR REGENTE SOBRE A RELEVÂNCIA DO SEU PAPEL NA INCLUSÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ENSINO REMOTO, PROFESSOR REGENTE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EDUCAÇÃO BÁSICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID2527_29072021182247.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS LOPES OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS L. OLIVEIRA"
    "autor_email" => "matheuslopes100@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

COM O ENSINO REMOTO, O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS TEM SIDO UM GRANDE DESAFIO E PROFESSORES REGENTES PASSARAM A SOLICITAR AINDA MAIS O AUXÍLIO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) QUE TEM POR FUNÇÃO PROPOR RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE VISANDO ELIMINAR BARREIRAS PARA A PLENA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS. PARTINDO DISSO, NOS QUESTIONAMOS SOBRE A COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES DA REDE DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO ACERCA DO AEE E SE EXISTIRIAM DIFERENÇAS ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. MÉTODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA. PARTICIPARAM 128 PROFESSORES QUE RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS. RESULTADOS: A MAIORIA DOS PROFESSORES REFERIU EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM ALUNOS COM ALGUM TIPO DE NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL (NEE). UMA PEQUENA PARCELA APONTOU CONHECER AMPLAMENTE O TRABALHO DO AEE, SENDO EVIDENCIADO PELA BAIXA PORCENTAGEM DE RESPOSTAS A QUESTÕES ESPECÍFICAS, COMO O PRINCIPAL OBJETIVO DO AEE, O PÚBLICO-ALVO E AS MODALIDADES OFERECIDAS NA REDE. FOI OBSERVADA POUCA DIFERENÇA ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVO E ÀS FORMAS DE ATENDIMENTO. CONCLUSÃO: EMBORA A MAIORIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO TENHA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM NEE, MUITOS DELES NÃO TÊM CLAREZA SOBRE O OBJETIVO E FUNCIONAMENTO DO AEE, COM ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. HÁ NECESSIDADE DE APROFUNDAR O ESTUDO A FIM DE CLARIFICAR QUAL A COMPREENSÃO DO PROFESSOR REGENTE SOBRE A RELEVÂNCIA DO SEU PAPEL NA INCLUSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.