COM O ENSINO REMOTO, O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS TEM SIDO UM GRANDE DESAFIO E PROFESSORES REGENTES PASSARAM A SOLICITAR AINDA MAIS O AUXÍLIO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) QUE TEM POR FUNÇÃO PROPOR RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE VISANDO ELIMINAR BARREIRAS PARA A PLENA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS. PARTINDO DISSO, NOS QUESTIONAMOS SOBRE A COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES DA REDE DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO ACERCA DO AEE E SE EXISTIRIAM DIFERENÇAS ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. MÉTODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA. PARTICIPARAM 128 PROFESSORES QUE RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS. RESULTADOS: A MAIORIA DOS PROFESSORES REFERIU EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM ALUNOS COM ALGUM TIPO DE NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL (NEE). UMA PEQUENA PARCELA APONTOU CONHECER AMPLAMENTE O TRABALHO DO AEE, SENDO EVIDENCIADO PELA BAIXA PORCENTAGEM DE RESPOSTAS A QUESTÕES ESPECÍFICAS, COMO O PRINCIPAL OBJETIVO DO AEE, O PÚBLICO-ALVO E AS MODALIDADES OFERECIDAS NA REDE. FOI OBSERVADA POUCA DIFERENÇA ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVO E ÀS FORMAS DE ATENDIMENTO. CONCLUSÃO: EMBORA A MAIORIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO TENHA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM NEE, MUITOS DELES NÃO TÊM CLAREZA SOBRE O OBJETIVO E FUNCIONAMENTO DO AEE, COM ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. HÁ NECESSIDADE DE APROFUNDAR O ESTUDO A FIM DE CLARIFICAR QUAL A COMPREENSÃO DO PROFESSOR REGENTE SOBRE A RELEVÂNCIA DO SEU PAPEL NA INCLUSÃO.