O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO DE CUNHO QUALITATIVO QUE OBJETIVA MOSTRAR COMO A RELAÇÃO ENTRE LETRAMENTO LITERÁRIO E O FOLHETO DE CORDEL É UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO LEITOR EM UMA SALA DE AULA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, NOSSO PERCURSO METODOLÓGICO ENFATIZOU AS ATIVIDADES COM FOCO NA LEITURA DO FOLHETO DE CORDEL A GALINHA DOS OVOS D’ÁGUA, DE ARLINDO LOPES (2009) E DA CANÇÃO A TRISTE PARTIDA, DE PATATIVA DO ASSARÉ. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, FOI ELABORADO UM PLANO DE AÇÃO, DE FORMA A CONTEMPLAR OS OBJETIVOS PRETENDIDOS NA INTERVENÇÃO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE OFICINAS DE LEITURA LITERÁRIA, REALIZADAS EM QUATRO OFICINAS, TOTALIZANDO 12 (DOZE) HORAS-AULA. CONCLUÍMOS QUE A LEITURA DE FOLHETOS DE CORDEL TRAZ VALIOSAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO LEITORA, NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, SENDO UM MEIO DE PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO SOCIAL, AO PERMITIR QUE O LEITOR BUSQUE RESPOSTAS, INTERAJA E SEJA ATUANTE DURANTE O PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO DAS LEITURAS REALIZADAS