A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE L?NGUAS ESTRANGEIRAS PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO NO PA?S, ESTABELECIDA PELA LEI E DIRETRIZES E BASES DA EDUCA??O NACIONAL (LEI N? 9.394/1996), EVIDENCIA O DIREITO QUE TODO BRASILEIRO TEM ? PLENA CIDADANIA QUE O MUNDO GLOBALIZADO E POLIGLOTA DE HOJE EXIGE QUANTO AO CONHECIMENTO E DOM?NIO SOBRE L?NGUAS ESTRANGEIRAS. POR?M, DE ACORDO COM RECENTES ESTUDOS E PESQUISAS, OS BRASILEIROS APRESENTAM N?VEIS DE CONHECIMENTO E DOM?NIO SOBRE AS L?NGUAS ESTRANGEIRAS MUITO BAIXOS, O QUE FERE DIRETAMENTE O DIREITO A UMA CIDADANIA PLENA, AL?M DE EVIDENCIAR GRANDES PROBLEMAS NO PROCESSO DO ENSINO DAS L?NGUAS ESTRANGEIRAS NO PA?S. DIANTE TAL REALIDADE, ESSE ESTUDO BUSCOU IDENTIFICAR, POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, OS PRINCIPAIS ELEMENTOS CONSIDERADOS POR AUTORES COMO LEFFA (1999), ECO (2001), BIAZOTTO (2004), BRANCO (2005), COELHO (2005), TURBIN (2010) DENTRE OUTROS, QUE PRECISAM SER MODIFICADOS NO PROCESSO DE ENSINO DE L?NGUAS ESTRANGEIRAS, PARA QUE O CONHECIMENTO E DOM?NIO ADQUIRIDOS, POSSIBILITEM AS CONDI??ES NECESS?RIAS ? PARTICIPA??O SOCIAL EFETIVA. PELO BREVE HIST?RICO SOBRE O ENSINO DE L?NGUAS ESTRANGEIRAS NO PA?S FOI POSS?VEL RECONHECER QUE A UTILIZA??O DE DIFERENTES CRIT?RIOS E METODOLOGIAS DE ENSINO N?O SE MOSTRARAM EFICIENTES. AL?M DISSO, ELEMENTOS COMO FALTA DE FORMA??O ADEQUADA DOS DOCENTE, CARGA HOR?RIA DAS DISCIPLINAS INSUFICIENTE, FALTA DE RECURSOS NECESS?RIOS E O PR?PRIO DESPREST?GIO SOBRE ESSAS DISCIPLINAS T?M DIFICULTADO E AT? MESMO IMPEDIDO A INSER??O DE MUITOS NO MERCADO DE TRABALHO E NO PROCESSO DE PARTICIPA??O SOCIAL.