O TEXTO, RESULTANTE DE UMA PESQUISA, CUJO OBJETIVO ERA DAR VOZ ÀS MEMÓRIAS DE DOCENTES, DE MODO A SEREM CONHECIDAS E RESSIGNIFICADAS, REGISTRA VIVÊNCIAS DAS EDUCADORAS LUCILENE TELES DE MENEZES, DE 70 ANOS, E MARIA CARDOSO DE ALBUQUERQUE, DE 81 ANOS, QUE NOS ANOS 70 DO SÉCULO XX TRABALHARAM NO MOBRAL NO DISTRITO DE ARAQUÉM, MUNICÍPIO DE COREAÚ, CEARÁ. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA OCORREU POR MEIO DE ENTREVISTAS, QUE ACONTECERAM ENTRE JUNHO E JULHO DE 2019, ADOTANDO-SE A IDADE MAIS AVANÇADA COMO UM DOS CRITÉRIOS DE ESCOLHA. COMO RECURSO METODOLÓGICO SE FEZ USO DA HISTÓRIA ORAL, QUE PERMITE PRESERVAR A MEMÓRIA E REGISTRAR TRAJETÓRIAS, RECOMPONDO ASPECTOS DA VIDA INDIVIDUAL, PROFISSIONAL E DO AMBIENTE SOCIAL EM QUE ATUAVAM. POR OUTRO LADO, A ABORDAGEM HISTÓRICA DEVE-SE À COMPREENSÃO DE QUE ESTUDAR FATOS QUE ACONTECERAM NO PASSADO AJUDA A COMPREENDER OS FATOS HODIERNOS. NESTE CASO, PARA COMPREENDER COMO ERA A EDUCAÇÃO DO MOBRAL BUSCARAM-SE DESCRIÇÕES DAS PROPOSTAS E MÉTODOS UTILIZADOS, DAS FORMAS DE RECRUTAMENTO, CAPACITAÇÃO E DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DOCENTE. AS DESCRIÇÕES E AS ANÁLISES OBTIDAS NAS ENTREVISTAS CONFIRMARAM A CONVENIÊNCIA DOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS ADOTADOS, NA MEDIDA QUE RESSALTARAM, EM ÉPOCAS DIVERSAS, ASPECTOS SEMELHANTES E ASPECTOS DISTINTOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, PISTAS PARA INVESTIGAÇÕES FUTURAS.