ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A CONSTITUIÇÃO DA CRITICIDADE EM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; ASSIM COMO ANALISAR AS ATIVIDADES DE LEITURA DESENVOLVIDAS SOB A ÓTICA INTERDISCIPLINAR PARA O CONSTRUTO DE UMA CULTURA DE LEITURA. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SE DEU NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ITAPIPOCA, CEARÁ. PARA OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, FOI FEITA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (GIL, 2008), SITUADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMO PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, NUMA PERSPECTIVA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA (LOPES, 2012). SOBRE AS DELIMITAÇÕES DA PESQUISA, FOI UTILIZADO ESTUDO DE CAMPO COM A PRODUÇÃO DE DIÁRIO DE CAMPO. OS ACHADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM COMO O TRABALHO PEDAGÓGICO COM PRÁTICAS DE LEITURA TRAÇADO SOB A ÓTICA DE INTERDISCIPLINARIDADE TRADUZ SENTIDOS E SIGNIFICADOS AMPLOS NA QUALIDADE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E NO INTERESSE PELA LEITURA. O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO CAMPO DA EDUCAÇÃO É SIGNIFICATIVO NA MEDIDA EM QUE PÕE OS ALUNOS EM CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM ADEQUADAS COM OS MÚLTIPLOS CONHECIMENTOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO ESCOLAR.