Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE LEITURA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, LEITURA, INTERDISCIPLINARIDADE, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80103
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 830
    "inscrito_id" => 2848
    "titulo" => "ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE LEITURA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A CONSTITUIÇÃO DA CRITICIDADE EM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; ASSIM COMO ANALISAR AS ATIVIDADES DE LEITURA DESENVOLVIDAS SOB A ÓTICA INTERDISCIPLINAR PARA O CONSTRUTO DE UMA CULTURA DE LEITURA. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SE DEU NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ITAPIPOCA, CEARÁ. PARA OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, FOI FEITA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (GIL, 2008), SITUADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMO PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, NUMA PERSPECTIVA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA (LOPES, 2012). SOBRE AS DELIMITAÇÕES DA PESQUISA, FOI UTILIZADO ESTUDO DE CAMPO COM A PRODUÇÃO DE DIÁRIO DE CAMPO. OS ACHADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM COMO O TRABALHO PEDAGÓGICO COM PRÁTICAS DE LEITURA TRAÇADO SOB A ÓTICA DE INTERDISCIPLINARIDADE TRADUZ SENTIDOS E SIGNIFICADOS AMPLOS NA QUALIDADE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E NO INTERESSE PELA LEITURA. O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO CAMPO DA EDUCAÇÃO É SIGNIFICATIVO NA MEDIDA EM QUE PÕE OS ALUNOS EM CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM ADEQUADAS COM OS MÚLTIPLOS CONHECIMENTOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, LEITURA, INTERDISCIPLINARIDADE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2848_29072021172432.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ KASIO BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KASIO BARBOSA"
    "autor_email" => "jose.kasio@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80103
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 830
    "inscrito_id" => 2848
    "titulo" => "ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE LEITURA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A CONSTITUIÇÃO DA CRITICIDADE EM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; ASSIM COMO ANALISAR AS ATIVIDADES DE LEITURA DESENVOLVIDAS SOB A ÓTICA INTERDISCIPLINAR PARA O CONSTRUTO DE UMA CULTURA DE LEITURA. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SE DEU NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ITAPIPOCA, CEARÁ. PARA OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, FOI FEITA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (GIL, 2008), SITUADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMO PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, NUMA PERSPECTIVA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA (LOPES, 2012). SOBRE AS DELIMITAÇÕES DA PESQUISA, FOI UTILIZADO ESTUDO DE CAMPO COM A PRODUÇÃO DE DIÁRIO DE CAMPO. OS ACHADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM COMO O TRABALHO PEDAGÓGICO COM PRÁTICAS DE LEITURA TRAÇADO SOB A ÓTICA DE INTERDISCIPLINARIDADE TRADUZ SENTIDOS E SIGNIFICADOS AMPLOS NA QUALIDADE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E NO INTERESSE PELA LEITURA. O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO CAMPO DA EDUCAÇÃO É SIGNIFICATIVO NA MEDIDA EM QUE PÕE OS ALUNOS EM CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM ADEQUADAS COM OS MÚLTIPLOS CONHECIMENTOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, LEITURA, INTERDISCIPLINARIDADE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2848_29072021172432.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ KASIO BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KASIO BARBOSA"
    "autor_email" => "jose.kasio@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A CONSTITUIÇÃO DA CRITICIDADE EM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; ASSIM COMO ANALISAR AS ATIVIDADES DE LEITURA DESENVOLVIDAS SOB A ÓTICA INTERDISCIPLINAR PARA O CONSTRUTO DE UMA CULTURA DE LEITURA. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SE DEU NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ITAPIPOCA, CEARÁ. PARA OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, FOI FEITA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (GIL, 2008), SITUADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMO PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, NUMA PERSPECTIVA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA (LOPES, 2012). SOBRE AS DELIMITAÇÕES DA PESQUISA, FOI UTILIZADO ESTUDO DE CAMPO COM A PRODUÇÃO DE DIÁRIO DE CAMPO. OS ACHADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM COMO O TRABALHO PEDAGÓGICO COM PRÁTICAS DE LEITURA TRAÇADO SOB A ÓTICA DE INTERDISCIPLINARIDADE TRADUZ SENTIDOS E SIGNIFICADOS AMPLOS NA QUALIDADE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E NO INTERESSE PELA LEITURA. O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO CAMPO DA EDUCAÇÃO É SIGNIFICATIVO NA MEDIDA EM QUE PÕE OS ALUNOS EM CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM ADEQUADAS COM OS MÚLTIPLOS CONHECIMENTOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.