ALUNOS QUE POSSUEM BAIXA VISÃO REQUEREM UM CUIDADO E ATENÇÃO ESPECÍFICA QUE POSSAM GARANTIR
MELHORES RESULTADOS EM RELAÇÃO AO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PENSANDO NISSO, TEMOS O JOGO COMO
UMA ATIVIDADE INCLUSIVA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA – ELE QUE PROCURA REALIZAR O PROCESSO DE
INCLUSÃO. DESTE MODO, TEMOS COMO OBJETIVOS PARA ESTE TRABALHO: A) DESENVOLVER E APLICAR UMA ATIVIDADE
LÚDICA (JOGO DE TABULEIRO) PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO; B) APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS NESSE
PROCESSO; C) DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA.
RESPALDADOS NOS ESTUDOS DE VAZ (2007), PESSOA (2012), BRASIL (2007) E ROMAGNOLLI & ROSS (2008).
DESENVOLVEMOS PARA TAL, UM TRABALHO SEM SALA DE AULA REGULAR E APLICAMOS UM JOGO ESPECÍFICO PARA
ALUNOS DA SALA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA QUE PUDESSEM ATENDER AS SUAS NECESSIDADES E REALIZAR
UM TRABALHO INCLUSIVO. COM RESPEITO AO PERCURSO METODOLÓGICO, ESTE SE DELIMITA A UMA PESQUISA COMO
QUALITATIVA EXPLICATIVA DE DESENHO EXPERIMENTAL PURO. COMO RESULTADOS OBTIDOS PODEMOS PERCEBER QUE
POR MEIO DA APLICAÇÃO DO JOGO, HOUVE MAIOR INTERESSE E AS DIFICULDADES FORAM SANADAS, HAVENDO UMA
MAIOR ACEITAÇÃO EM RELAÇÃO A ATIVIDADE E INTERAÇÃO COM A AULA.