A INCLUSÃO SE DESTINA A TODAS AS PESSOAS SEM DISCRIMINAÇÃO DE RAÇA, CREDO, COR E ETC. APESAR DISSO, PARA QUE ESSE ACESSO NO CONTEXTO ESCOLAR ACONTEÇA, É FUNDAMENTAL A EXECUÇÃO DE POLÍTICAS QUE GARANTAM INVESTIMENTO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL. NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO BUSCA DESENVOLVER UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS INFORMAÇÕES AQUI RELATADAS FORAM CONCEBIDAS ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM ARTIGOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE DESTACAM A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MUITOS AUTORES ENRIQUECERAM AS REFLEXÕES AQUI LEVANTADAS. A ANÁLISE DOCUMENTAL E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA FORAM USADAS PARA DAR CREDIBILIDADE AO ESTUDO. A INVESTIGAÇÃO MOSTROU QUE MUITOS SÃO OS OBSTÁCULOS PARA UMA EDUCAÇÃO QUE BUSCA ATENDER TODOS OS ALUNOS DENTRO DE SUAS ESPECIFICIDADES, FICANDO EVIDENTE A QUE AS CAPACITAÇÕES SÃO OS PRINCIPAIS MEIOS PARA ALCANÇARMOS UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EFETIVA.