ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS MIDIÁTICOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS TURMAS DO 6º E 7º ANO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃ SANTINA RIOLI. O INTERESSE POR ESTE ESTUDO CONSISTIU EM INCENTIVAR A ATUALIZAÇÃO CONSTANTE POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO DAS MÍDIAS TEXTUAIS DEVIDO À IMPORTÂNCIA DESTA TEMÁTICA NA SOCIEDADE QUE A CADA DIA SE TORNA MAIS INTERLIGADA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. OUTRO ANSEIO NESTE CAMINHAR FOI ELUCIDAR QUESTIONAMENTOS SOBRE A EFICÁCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS NO CAMPO EDUCACIONAL, TENDO O CELULAR COMO DISPOSITIVO A SER UTILIZADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A PESQUISA DE CUNHO QUALI-QUANTITATIVO TEVE COMO PARTICIPANTES 78 ALUNOS (EM MÉDIA) DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DOIS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ANÁLISE FORAM QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. A AULA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO O CELULAR TAMBÉM SERVIU PARA ANÁLISE DO USO DA MÍDIA TEXTUAL NO DECORRENTE ESTUDO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS TEXTUAIS EM SALA DE AULA PODE TRAZER AVANÇOS NO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA. O CELULAR COMO RECURSO MIDIÁTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROPICIA O ALCANCE DE CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE NA UTILIZAÇÃO DE HIPERTEXTOS QUE ENRIQUECEM A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO ALUNO. OUTRO FATOR PREPONDERANTE QUE A PESQUISA RESSALTOU FOI A NECESSIDADE DE O PROFESSOR TER FORMAÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS, BEM COMO O SABER GERIR UMA CLASSE PARA QUE OS CONHECIMENTOS PROPICIADOS PELO ACESSO AOS HIPERTEXTOS POSSAM SER ALCANÇADOS PELO ALUNADO.