Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEVÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ

Palavra-chaves: MÍDIA, GÊNEROS, APRENDIZAGEM, ENSINO, CELULAR Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80947
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1993
    "inscrito_id" => 8483
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS MIDIÁTICOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS TURMAS DO 6º E 7º ANO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃ SANTINA RIOLI. O INTERESSE POR ESTE ESTUDO CONSISTIU EM INCENTIVAR A ATUALIZAÇÃO CONSTANTE POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO DAS MÍDIAS TEXTUAIS DEVIDO À IMPORTÂNCIA DESTA TEMÁTICA NA SOCIEDADE QUE A CADA DIA SE TORNA MAIS INTERLIGADA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. OUTRO ANSEIO NESTE CAMINHAR FOI ELUCIDAR QUESTIONAMENTOS SOBRE A EFICÁCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS NO CAMPO EDUCACIONAL, TENDO O CELULAR COMO DISPOSITIVO A SER UTILIZADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A PESQUISA DE CUNHO QUALI-QUANTITATIVO TEVE COMO PARTICIPANTES 78 ALUNOS (EM MÉDIA) DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DOIS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ANÁLISE FORAM QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. A AULA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO O CELULAR TAMBÉM SERVIU PARA ANÁLISE DO USO DA MÍDIA TEXTUAL NO DECORRENTE ESTUDO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS TEXTUAIS EM SALA DE AULA PODE TRAZER AVANÇOS NO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA. O CELULAR COMO RECURSO MIDIÁTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROPICIA O ALCANCE DE CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE NA UTILIZAÇÃO DE HIPERTEXTOS QUE ENRIQUECEM A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO ALUNO. OUTRO FATOR PREPONDERANTE QUE A PESQUISA RESSALTOU FOI A NECESSIDADE DE O PROFESSOR TER FORMAÇÃO  PARA A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS, BEM COMO O SABER GERIR UMA CLASSE PARA QUE OS CONHECIMENTOS PROPICIADOS PELO ACESSO AOS HIPERTEXTOS POSSAM SER ALCANÇADOS PELO ALUNADO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "MÍDIA, GÊNEROS, APRENDIZAGEM, ENSINO, CELULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID8483_29092021172315.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA DUARTE QUEIROZ TRACAIOLY DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA TRACAIOLY"
    "autor_email" => "cleancarexpress21@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80947
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1993
    "inscrito_id" => 8483
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS MIDIÁTICOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS TURMAS DO 6º E 7º ANO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃ SANTINA RIOLI. O INTERESSE POR ESTE ESTUDO CONSISTIU EM INCENTIVAR A ATUALIZAÇÃO CONSTANTE POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO DAS MÍDIAS TEXTUAIS DEVIDO À IMPORTÂNCIA DESTA TEMÁTICA NA SOCIEDADE QUE A CADA DIA SE TORNA MAIS INTERLIGADA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. OUTRO ANSEIO NESTE CAMINHAR FOI ELUCIDAR QUESTIONAMENTOS SOBRE A EFICÁCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS NO CAMPO EDUCACIONAL, TENDO O CELULAR COMO DISPOSITIVO A SER UTILIZADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A PESQUISA DE CUNHO QUALI-QUANTITATIVO TEVE COMO PARTICIPANTES 78 ALUNOS (EM MÉDIA) DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DOIS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ANÁLISE FORAM QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. A AULA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO O CELULAR TAMBÉM SERVIU PARA ANÁLISE DO USO DA MÍDIA TEXTUAL NO DECORRENTE ESTUDO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS TEXTUAIS EM SALA DE AULA PODE TRAZER AVANÇOS NO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA. O CELULAR COMO RECURSO MIDIÁTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROPICIA O ALCANCE DE CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE NA UTILIZAÇÃO DE HIPERTEXTOS QUE ENRIQUECEM A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO ALUNO. OUTRO FATOR PREPONDERANTE QUE A PESQUISA RESSALTOU FOI A NECESSIDADE DE O PROFESSOR TER FORMAÇÃO  PARA A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS, BEM COMO O SABER GERIR UMA CLASSE PARA QUE OS CONHECIMENTOS PROPICIADOS PELO ACESSO AOS HIPERTEXTOS POSSAM SER ALCANÇADOS PELO ALUNADO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "MÍDIA, GÊNEROS, APRENDIZAGEM, ENSINO, CELULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID8483_29092021172315.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA DUARTE QUEIROZ TRACAIOLY DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA TRACAIOLY"
    "autor_email" => "cleancarexpress21@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS MIDIÁTICOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS TURMAS DO 6º E 7º ANO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃ SANTINA RIOLI. O INTERESSE POR ESTE ESTUDO CONSISTIU EM INCENTIVAR A ATUALIZAÇÃO CONSTANTE POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO DAS MÍDIAS TEXTUAIS DEVIDO À IMPORTÂNCIA DESTA TEMÁTICA NA SOCIEDADE QUE A CADA DIA SE TORNA MAIS INTERLIGADA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. OUTRO ANSEIO NESTE CAMINHAR FOI ELUCIDAR QUESTIONAMENTOS SOBRE A EFICÁCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS NO CAMPO EDUCACIONAL, TENDO O CELULAR COMO DISPOSITIVO A SER UTILIZADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A PESQUISA DE CUNHO QUALI-QUANTITATIVO TEVE COMO PARTICIPANTES 78 ALUNOS (EM MÉDIA) DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DOIS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ANÁLISE FORAM QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. A AULA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO O CELULAR TAMBÉM SERVIU PARA ANÁLISE DO USO DA MÍDIA TEXTUAL NO DECORRENTE ESTUDO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS TEXTUAIS EM SALA DE AULA PODE TRAZER AVANÇOS NO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA. O CELULAR COMO RECURSO MIDIÁTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROPICIA O ALCANCE DE CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE NA UTILIZAÇÃO DE HIPERTEXTOS QUE ENRIQUECEM A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO ALUNO. OUTRO FATOR PREPONDERANTE QUE A PESQUISA RESSALTOU FOI A NECESSIDADE DE O PROFESSOR TER FORMAÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS, BEM COMO O SABER GERIR UMA CLASSE PARA QUE OS CONHECIMENTOS PROPICIADOS PELO ACESSO AOS HIPERTEXTOS POSSAM SER ALCANÇADOS PELO ALUNADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.