O DESAFIO DESTA PESQUISA ESTÁ EM DESCOBRIR OS SABERES E PRÁTICAS QUE SE CONSTITUEM EM PRÁTICAS DE CUIDADO PARA A JUVENTUDE POSSIBILITANDO QUE ELES VIVENCIEM PLENAMENTE SUAS JUVENTUDES EM SOCIEDADE. REALIZAR ESTE LEVANTAMENTO EM UM ESPAÇO COMO O PRÉ-VESTIBULAR (PVP), REALIZADO POR UM MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR, É UMA OPORTUNIDADE DE LIDAR COM O PROJETO DE VIDA DESTA POPULAÇÃO QUE ESTÁ SENDO, A TODO INSTANTE, DESENHADO E REDESENHADO, MEDIANTE A CONSTRUÇÃO DO POSSÍVEL, DAS OPORTUNIDADES, HABILIDADES QUE ADQUIREM NO DECORRER DE SUA CONSTITUIÇÃO COMO SUJEITO. ESTA EXPERIÊNCIA IMPACTA DIRETAMENTE O QUE ELES ENXERGAM E EXPERIMENTAM COMO POSSIBILIDADES DE EXISTÊNCIA. NA SAÚDE, LIDAR COM A DIMENSÃO EXISTÊNCIA DO SUJEITO, PARA ALÉM DA TÉCNICA, PROPÕE-SE QUE PARA CUIDAR DA SAÚDE É FUNDAMENTAL CONSTRUIR PROJETOS, SABER QUAL O PROJETO DE FELICIDADE QUE ESTÁ EM QUESTÃO NO ATO ASSISTENCIAL, PERGUNTANDO-NOS QUE PAPEL DESEMPENHAM OS CUIDADORES NA POSSIBILIDADE DE CONCEBER ESSA FELICIDADE EM TERMOS DE SAÚDE. APOSTAR NOS PROJETOS DE FELICIDADE DA JUVENTUDE ENVOLVE A DINÂMICA FEITA PELOS MOVIMENTOS DE PVP QUE LIDAM COM PAUTAS QUE ESTÃO PARA ALÉM DO VESTIBULAR E BUSCAM, NA SOCIEDADE, A VALIDAÇÃO DEMOCRÁTICA DE VALORES QUE POSSAM SER PUBLICAMENTE ACEITOS COMO PROPICIADORES DESSA EXPERIÊNCIA. PROPICIAR O CUIDADO PARA A JUVENTUDE EM ESPAÇOS COMO ESTES, PARA ALÉM DE UMA RACIONALIDADE TÉCNICA, É INCIDIR SOBRE A DIMENSÃO EXISTENCIAL DO SUJEITO, ESTAS EXPERIÊNCIAS DE CUIDADO PRECISAM SER EXERCIDAS, ENSINADAS, FACILITADAS TENDO TODOS COMO ALVO – JOVENS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS-, POIS O CUIDADO É FRUTO DE UMA EXPERIÊNCIA RELACIONAL, DE COMPARTILHAMENTO E COLABORAÇÃO.