A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DEVE BUSCAR UM TRABALHO QUE SEJA VOLTADA PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE NAS ESCOLAS. A DESCONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS SÓ É POSSÍVEL A PARTIR DE UMA ORIENTAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO, APOIANDO A DIVERSIDADE PASSANDO A TRABALHAR A INCLUSÃO E AS CONTRIBUIÇÕES CONSEGUIDAS SOB A INFLUÊNCIA DOS CONCEITOS ANTROPOLÓGICOS DE CULTURA. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DEMONSTRAR O QUANTO É NECESSÁRIO MODIFICAR AS PRÁTICAS PARA CONTRIBUIR DENTRO DE UMA REALIDADE AINDA DESIGUAL E INJUSTA, BUSCANDO ASSIM ESTABELECER A DISCUSSÃO NA ESCOLA VISANDO TRABALHAR A IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL. A PESQUISA APRESENTADA É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E EXPLORATÓRIO COM FUNDAMENTAÇÃO TEXTUAL DE ACORDO COM OS AUTORES QUE VERSAM SOBRE OS TEMAS QUE SE ENCONTRAM RELACIONADOS AO CONCEITO DE RAÇA E ETNIA, A PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE E A AUTOAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM CONSONÂNCIA COM OS PROCESSOS EDUCATIVOS NO BRASIL. PARA O SEU DESENVOLVIMENTO FOI REALIZADA ABORDAGEM BIBLIOGRAFIA CONSIDERADA IMPORTANTE PARA ORGANIZAR E ESTRUTURAR O PRESENTE TRABALHO. CONCLUI-SE QUE A PRÁTICA DOS PRECONCEITOS AINDA PERPETUA NA ATUALIDADE DENTRO DA SOCIEDADE, AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS SERVEM PARA OPERACIONALIZAR O PENSAMENTO, E APRESENTAR UM PROCESSO DE HIERARQUIZAÇÃO, APESAR DE ALGUNS LIVROS APRESENTAREM ACONTECIMENTOS E CONSTRUÇÕES SOCIAIS ATUAIS E HISTÓRICAS.