OS JOGOS E A LUDICIDADE SÃO ASPECTOS MUITO IMPORTANTES DA CULTURA E SOCIEDADE HUMANA. AO LOGO DOS ANOS ESSES ASPECTOS ESTÃO SENDO UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO. PORÉM, MUITOS TRABALHOS SÃO PUBLICADOS UTILIZANDO OS TERMOS DE JOGOS E GAMIFICAÇÃO. POR ISSO NESTE TRABALHO OBJETIVAMOS VERIFICAR SE OS TRABALHOS SOBRE JOGOS E GAMIFICAÇÃO, CONSIDERANDO ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E METODOLÓGICOS, APONTAM PARA A DISTINÇÃO DOS ESTUDOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. REALIZOU-SE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA E ANALISOU-SE OS TRABALHOS ENCONTRADOS COM O USO DA FERRAMENTA DA ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA. VERIFICOU-SE A EXISTÊNCIA DE TRÊS GRUPOS DE TRABALHO PUBLICADOS. OS TRABALHOS BASEADOS EM APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS, TRABALHOS COM GAMIFICAÇÃO APLICADA AO ENSINO E TRABALHOS BASEADOS EM APRENDIZAGEM BASEADA EM GAME-DESIGNER.