USO DE REDES SOCIAIS NO ENSINO DE HISTOLOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80330 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1132 "inscrito_id" => 3757 "titulo" => "USO DE REDES SOCIAIS NO ENSINO DE HISTOLOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, NÃO HÁ COMO DESVINCULAR A TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO. É NECESSÁRIO ESTENDER O ESPAÇO FÍSICO DAS SALAS DE AULA PARA NÃO LIMITAR A PRESENÇA DO EDUCANDO APENAS AO TEMPO DE UMA AULA. AS REDES SOCIAIS EMERGEM COMO POTENCIALIZADORAS DE DIFERENTES HABILIDADES PARA O EDUCANDO E PODE SER UTILIZADA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA QUE ESTIMULA A CAPACIDADE CRIATIVA DOS ESTUDANTES. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESCREVER A IMPLEMENTAÇÃO DE REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA E AVALIATIVA PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR. ESSE TRABALHO POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. O PÚBLICO-ALVO FOI ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS I) QUE ESTAVAM CURSANDO A DISCIPLINA DE HISTOLOGIA (2020.1 E 2020.2). OS ESTUDANTES FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E ORIENTADOS A CRIAR CONTAS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM. FORAM ESTABELECIDAS TRÊS POSTAGENS SEMANAIS. OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS POSTAGENS FORAM: QUALIDADE DO CONTEÚDO, INOVAÇÃO NA TEMÁTICA, QUALIDADE DA DIAGRAMAÇÃO DAS ARTES UTILIZADAS NA POSTAGEM, CONTEÚDO ELABORADO PARA A LEGENDA, INTERAÇÃO COM O PÚBLICO E UTILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS CONSOLIDADAS. FORAM CRIADOS OITO INSTAGRANS DE ESTUDOS, QUATRO EM CADA PERÍODO. OS ESTUDANTES EXECUTARAM TODAS AS ATIVIDADES. TRABALHARAM EM EQUIPE, EXERCENDO A LIDERANÇA, DE MODO ORGANIZADO E COESO. O CONTEÚDO DIGITAL GERADO MANTEVE A QUALIDADE E O PADRÃO DE EMBASAMENTO CIENTÍFICO EXIGIDO. ALÉM DISSO, ESSA METODOLOGIA PROPORCIONOU TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS ESTUDANTES. PORTANTO, AS REDES SOCIAIS PODEM SER USADAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA E AVALIATIVA PARA O ENSINO SUPERIOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, HABILIDADES, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, INSTAGRAM, ODONTOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID3757_01092021195705.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEILZA CARLA DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEILZA LIMA" "autor_email" => "geilzacarla.ls@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (SEECT/PB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80330 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1132 "inscrito_id" => 3757 "titulo" => "USO DE REDES SOCIAIS NO ENSINO DE HISTOLOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, NÃO HÁ COMO DESVINCULAR A TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO. É NECESSÁRIO ESTENDER O ESPAÇO FÍSICO DAS SALAS DE AULA PARA NÃO LIMITAR A PRESENÇA DO EDUCANDO APENAS AO TEMPO DE UMA AULA. AS REDES SOCIAIS EMERGEM COMO POTENCIALIZADORAS DE DIFERENTES HABILIDADES PARA O EDUCANDO E PODE SER UTILIZADA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA QUE ESTIMULA A CAPACIDADE CRIATIVA DOS ESTUDANTES. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESCREVER A IMPLEMENTAÇÃO DE REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA E AVALIATIVA PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR. ESSE TRABALHO POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. O PÚBLICO-ALVO FOI ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS I) QUE ESTAVAM CURSANDO A DISCIPLINA DE HISTOLOGIA (2020.1 E 2020.2). OS ESTUDANTES FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E ORIENTADOS A CRIAR CONTAS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM. FORAM ESTABELECIDAS TRÊS POSTAGENS SEMANAIS. OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS POSTAGENS FORAM: QUALIDADE DO CONTEÚDO, INOVAÇÃO NA TEMÁTICA, QUALIDADE DA DIAGRAMAÇÃO DAS ARTES UTILIZADAS NA POSTAGEM, CONTEÚDO ELABORADO PARA A LEGENDA, INTERAÇÃO COM O PÚBLICO E UTILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS CONSOLIDADAS. FORAM CRIADOS OITO INSTAGRANS DE ESTUDOS, QUATRO EM CADA PERÍODO. OS ESTUDANTES EXECUTARAM TODAS AS ATIVIDADES. TRABALHARAM EM EQUIPE, EXERCENDO A LIDERANÇA, DE MODO ORGANIZADO E COESO. O CONTEÚDO DIGITAL GERADO MANTEVE A QUALIDADE E O PADRÃO DE EMBASAMENTO CIENTÍFICO EXIGIDO. ALÉM DISSO, ESSA METODOLOGIA PROPORCIONOU TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS ESTUDANTES. PORTANTO, AS REDES SOCIAIS PODEM SER USADAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA E AVALIATIVA PARA O ENSINO SUPERIOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, HABILIDADES, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, INSTAGRAM, ODONTOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID3757_01092021195705.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEILZA CARLA DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEILZA LIMA" "autor_email" => "geilzacarla.ls@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (SEECT/PB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }