Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATUAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA E A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DOCENTE, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, , Comunicação Oral (CO) GT 18 – Educação Emocional
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80826
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1851
    "inscrito_id" => 6654
    "titulo" => "ATUAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA E A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL."
    "resumo" => "NESTE ARTIGO IREMOS REFLETIR SOBRE A ATUAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE PARES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ. AS FORMAÇÕES SE DÃO NO CONTEXTO DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS, COMPONENTE CURRICULAR PRESENTE EM DIVERSAS ESCOLAS, CUJOS PROFESSORES MEDIADORES SÃO CONVIDADOS COM FREQUÊNCIA PARA PARTICIPAREM DE MOMENTOS FORMATIVOS ENTRE PARES. ESSAS FORMAÇÕES, CONDUZIDAS POR COLEGAS DE PROFISSÃO, SELECIONADOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, SE MOSTRAM RELEVANTES PARA O ANDAMENTO DO PROJETO NAS ESCOLAS, POIS PROMOVEM A PARTILHA DAS DIFICULDADES E SUPERAÇÕES VIVENCIADAS PELOS DOCENTES, ALÉM DA IMERSÃO PRÁTICA NAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS COM OS ESTUDANTES. ASSIM, ANALISAREMOS BREVEMENTE NESTE TEXTO, À LUZ DE ESTUDIOSOS COMO ABED (2014); DEMO (2009); FORMOSINHO (2009); IMBERNÓN (2016) E TARDIF & LESSARD (2014), A NECESSIDADE DE SE PROMOVER A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, PRINCIPALMENTE PARA O TRABALHO EM NOVAS REALIDADES QUE SE APRESENTAM, COMO A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL. PARA ESTE ARTIGO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO COM OS PROFESSORES FORMADORES DE PARES EM QUE RESPONDERAM SOBRE SUAS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E O QUE PENSAM ACERCA DO PROJETO EM QUE ATUAM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DOCENTE, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID6654_26092021114733.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA MAIA"
    "autor_email" => "robertakellysm@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80826
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1851
    "inscrito_id" => 6654
    "titulo" => "ATUAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA E A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL."
    "resumo" => "NESTE ARTIGO IREMOS REFLETIR SOBRE A ATUAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE PARES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ. AS FORMAÇÕES SE DÃO NO CONTEXTO DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS, COMPONENTE CURRICULAR PRESENTE EM DIVERSAS ESCOLAS, CUJOS PROFESSORES MEDIADORES SÃO CONVIDADOS COM FREQUÊNCIA PARA PARTICIPAREM DE MOMENTOS FORMATIVOS ENTRE PARES. ESSAS FORMAÇÕES, CONDUZIDAS POR COLEGAS DE PROFISSÃO, SELECIONADOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, SE MOSTRAM RELEVANTES PARA O ANDAMENTO DO PROJETO NAS ESCOLAS, POIS PROMOVEM A PARTILHA DAS DIFICULDADES E SUPERAÇÕES VIVENCIADAS PELOS DOCENTES, ALÉM DA IMERSÃO PRÁTICA NAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS COM OS ESTUDANTES. ASSIM, ANALISAREMOS BREVEMENTE NESTE TEXTO, À LUZ DE ESTUDIOSOS COMO ABED (2014); DEMO (2009); FORMOSINHO (2009); IMBERNÓN (2016) E TARDIF & LESSARD (2014), A NECESSIDADE DE SE PROMOVER A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, PRINCIPALMENTE PARA O TRABALHO EM NOVAS REALIDADES QUE SE APRESENTAM, COMO A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL. PARA ESTE ARTIGO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO COM OS PROFESSORES FORMADORES DE PARES EM QUE RESPONDERAM SOBRE SUAS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E O QUE PENSAM ACERCA DO PROJETO EM QUE ATUAM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DOCENTE, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID6654_26092021114733.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA MAIA"
    "autor_email" => "robertakellysm@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NESTE ARTIGO IREMOS REFLETIR SOBRE A ATUAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE PARES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ. AS FORMAÇÕES SE DÃO NO CONTEXTO DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS, COMPONENTE CURRICULAR PRESENTE EM DIVERSAS ESCOLAS, CUJOS PROFESSORES MEDIADORES SÃO CONVIDADOS COM FREQUÊNCIA PARA PARTICIPAREM DE MOMENTOS FORMATIVOS ENTRE PARES. ESSAS FORMAÇÕES, CONDUZIDAS POR COLEGAS DE PROFISSÃO, SELECIONADOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, SE MOSTRAM RELEVANTES PARA O ANDAMENTO DO PROJETO NAS ESCOLAS, POIS PROMOVEM A PARTILHA DAS DIFICULDADES E SUPERAÇÕES VIVENCIADAS PELOS DOCENTES, ALÉM DA IMERSÃO PRÁTICA NAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS COM OS ESTUDANTES. ASSIM, ANALISAREMOS BREVEMENTE NESTE TEXTO, À LUZ DE ESTUDIOSOS COMO ABED (2014); DEMO (2009); FORMOSINHO (2009); IMBERNÓN (2016) E TARDIF & LESSARD (2014), A NECESSIDADE DE SE PROMOVER A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, PRINCIPALMENTE PARA O TRABALHO EM NOVAS REALIDADES QUE SE APRESENTAM, COMO A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL. PARA ESTE ARTIGO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO COM OS PROFESSORES FORMADORES DE PARES EM QUE RESPONDERAM SOBRE SUAS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E O QUE PENSAM ACERCA DO PROJETO EM QUE ATUAM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.