UM DOS MAIORES DESAFIOS NA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO REMOTA, É ESTIMULAR OS ALUNOS A SEREM PESQUISADORES E NÃO MERAMENTE EXECUTORES DE TAREFAS. ESTE ARTIGO EXPLORA A APLICABILIDADE DE UMA METODOLOGIA ATIVA BASEADA EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E COM EVIDÊNCIAS NO TRABALHO REALIZADO NA ESCOLA ENE JOSÉ DE PAIVA GADELHA. HÁ MUITAS FORMAS NOVAS DE APRENDER JUNTOS NA SOCIEDADE. NESSE MOMENTO DE PANDEMIA, A EDUCAÇÃO CONFRONTA-SE O PARADOXO ENTRE A TRADIÇÃO DE ENSINO E A INOVAÇÃO DE ESTRATÉGIAS. A RELEVÂNCIA DO TEMA, O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, ASSUME-SE COMO UMA PRÁTICA EDUCACIONAL INOVADORA QUE ATENDE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) – O ALUNO COMO PROTAGONISTA DE SEU PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS NÃO COMO OBJETO OU FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO, MAS COMO UM INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO CAPAZ DE FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS. EM QUALQUER MODALIDADE DE ENSINO O EDUCADOR DEVE PARTIR DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO EDUCANDO - O QUE CADA UM SABE SOBRE UM ASSUNTO E UTILIZAR DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ACORDO COM A ESPECIFICIDADE DE CADA EDUCANDO, PROPONDO ATIVIDADES EM RITMOS DIFERENTES PARA ALUNOS COM ESTILOS COGNITIVOS DIFERENTES. PERCEBE-SE COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, O ALUNO TEM A OPORTUNIDADE DE AVANÇAR NO CONHECIMENTO, NAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E EM NOVAS PRÁTICAS, ALÉM DE SER UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO ADAPTADA A QUALQUER NÍVEL DE ESCOLARIDADE, E COM ALTO GRAU DE INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-ALUNO, DESENVOLVE NO EDUCANDO O PROTAGONISMO JUVENIL, CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA O JOVEM DO SÉCULO XXI.