O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DIVULGAR A PESQUISA REALIZADA ACERCA DAS REFLEXÕES SOBRE O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO, PRINCIPALMENTE, QUANTO A SUA PRESENÇA OU AUSÊNCIA EM VESTIBULARES. SENDO ASSIM, TRAÇA-SE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE OBSERVAR E INVESTIGAR A PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO VESTIBULAR UNICAMP (VU), REFERENTE ÀS PRIMEIRAS E SEGUNDAS FASES DOS ANOS 2018 A 2020, SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO (ADD). PARA TANTO, EMBASAMO-NOS EM ESTUDOS SOBRE A INFLUÊNCIA DOS VESTIBULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, EM PESQUISAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 E, TAMBÉM, NAS BIBLIOGRAFIAS ACERCA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO, TAIS COMO, GOMES (2005) E FERREIRA (2014). OS RESULTADOS REVELAM UMA ABERTURA DO VU PARA DISCUTIR O LETRAMENTO RACIAL POR MEIO DA LITERATURA, O QUE DEMONSTRA UM AVANÇO. APESAR DISSO, AS QUESTÕES ANALISADAS PARECEM EXIGIR DO VESTIBULANDO O RECONHECIMENTO DO RACISMO COMO ALGO PERMANENTE, NO ENTANTO, NÃO AVANÇAM PARA SUSCITAR A DISCUSSÃO DE COMO O RACISMO SE ESTRUTURA E OS PAPÉIS QUE PODERIAM SER DESEMPENHADOS PARA COMBATÊ-LO.