NA ABORDAGEM DAS RELA??ES SERES HUMANOS E A TECNOLOGIA, O MUNDO EST? PRESENCIANDO DOIS GRANDES FEN?MENOS DA CONTEMPORANEIDADE: DE UM LADO, A APROXIMA??O DOS INDIV?DUOS POR MEIO DE SOFTWARES, EM UM VERDADEIRO MUNDO POR ?TELAS?, E DE OUTRO, UMA REORGANIZA??O SOCIAL E ECON?MICA PRODUZIDA PELA PANDEMIA DA COVID-19. NESTE ARTIGO, A PROPOSTA ? DISCUTIR QUAIS REINVEN??ES E ?ABSURDOS? EST?O SENDO DEFLAGRADOS COM ESTE BIN?MIO NA EDUCA??O, COMO ELE PODE AFETAR OS ENVOLVIDOS E QUAIS S?O SUAS REA??ES POSS?VEIS. DA MESMA FORMA QUE AS TECNOLOGIAS PERMITIRAM A CONTINUIDADE DE MUITAS ATIVIDADES DO CONHECIMENTO HUMANO DURANTE A PANDEMIA, ELAS TAMB?M PARECEM ESTAR CONSTRUINDO ?DISRUP??O? IRREPAR?VEL NO ENSINO. PARA CONTRIBUIR COM ESTE TRABALHO, FORAM TRAZIDAS CONSTATA??ES BASEADAS EM AUTORES QUE J? SE DEBRU?ARAM SOBRE O TEMA E EXEMPLOS ATUAIS QUE, NO M?NIMO, CORROBORAM E CHAMAM A ATEN??O DA COMUNIDADE ACAD?MICA.