Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(RE) PENSANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM PROFESSORES ATUANTES

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, PROFESSORES, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      ESCOLAR RELACIONANDO-OS COM AS CARACTERÍSTICAS QUE A AVALIAÇÃO ASSUME DENTRO DOS\r\n
      PRINCIPAIS PARADIGMAS. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PASSA POR PROCESSOS DE\r\n
      AVANÇOS/RUPTURAS QUE ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS COM A ADOÇÃO DE MÉTODOS E\r\n
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      CONTEXTO DESCRITIVO E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM\r\n
      QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS, DESTINADO A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. OS\r\n
      DADOS FORAM ORGANIZADOS EM CATEGORIAS QUE BUSCARAM LEVANTAR INFORMAÇÕES SOBRE O\r\n
      PERFIL DOS SUJEITOS PESQUISADOS E AS SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. OS RESULTADOS FORAM\r\n
      ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM A ADOÇÃO\r\n
      DE PRÁTICAS AVALIATIVAS AMPARADAS NA PEDAGOGIA DO ERRO E QUE CONSIDERAM A AVALIAÇÃO\r\n
      COMO UMA PARTE FINAL DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NÃO COMO UM PROCESSO\r\n
      SISTEMÁTICO E PROCESSUAL. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE SÃO NECESSÁRIAS POLÍTICAS DE\r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR OS RESULTADOS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO COM PROFESSORES ATUANTES, A RESPEITO DAS SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR RELACIONANDO-OS COM AS CARACTERÍSTICAS QUE A AVALIAÇÃO ASSUME DENTRO DOS PRINCIPAIS PARADIGMAS. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PASSA POR PROCESSOS DE AVANÇOS/RUPTURAS QUE ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS COM A ADOÇÃO DE MÉTODOS E METODOLOGIAS DE ENSINO, PODENDO CONDUZIR PARA MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR. COMO PERCURSO METODOLÓGICO OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA, NO CONTEXTO DESCRITIVO E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS, DESTINADO A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM CATEGORIAS QUE BUSCARAM LEVANTAR INFORMAÇÕES SOBRE O PERFIL DOS SUJEITOS PESQUISADOS E AS SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM A ADOÇÃO DE PRÁTICAS AVALIATIVAS AMPARADAS NA PEDAGOGIA DO ERRO E QUE CONSIDERAM A AVALIAÇÃO COMO UMA PARTE FINAL DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NÃO COMO UM PROCESSO SISTEMÁTICO E PROCESSUAL. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE SÃO NECESSÁRIAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO QUE POTENCIALIZEM A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO INTEGRAL E PAUTADO NA TRANSPOSIÇÃO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS PUNITIVOS.

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