O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA É UM PROGRAMA DESENVOLVIDO E CRIADO
PELA AÇÃO CONJUNTA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, NO QUAL OS
ALUNOS DE LICENCIATURA PODEM EXPERIMENTAR E CONHECER NA PRÁTICA A DINÂMICA DA SALA DE AULA DAS
ESCOLAS PÚBLICAS. O PRESENTE ARTIGO BUSCOU A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOMANDO
ÀS EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS ACERCAS DA REALIDADE ATÍPICA QUE ESTAMOS VIVENCIANDO. A PRÁTICA
EDUCATIVA DEMONSTROU QUE IMERGIR NO MEIO ESCOLAR EXCLUSIVAMENTE PELO AMBIENTE VIRTUAL FOI UM
GRANDE DESAFIO PARA OS PIBIDIANOS, MAS POR MEIO DO APLICATIVO WHATSAPP FOI POSSÍVEL ACOMPANHAR
A ROTINA ESCOLAR SEMANALMENTE E APLICAR SUAS OFICINAS MENSALMENTE. DENTRE AS PRINCIPAIS
DIFICULDADES OBSERVADAS PELO PROFESSOR NO ENSINO REMOTO VIVENCIADO EM CONSEQUÊNCIA DA
PANDEMIA, PODEMOS CITAR: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS,
ADAPTAÇÃO DAS AULAS, GERENCIAMENTO DE TEMPO, BUSCA POR NOVOS MÉTODOS DE ENSINO, ADAPTANDO
SEUS PLANEJAMENTOS, GERINDO SEU TEMPO, BUSCANDO PRÁTICAS INOVADORAS E NOVAS FORMAS DE
ABORDAGEM. PARA OS ALUNOS TORNA-SE UM EMPECILHO NESSE MÉTODO DE ENSINO O GRAU DE INSTRUÇÃO
TANTO DOS MESMOS QUANTO DOS FAMILIARES QUE POSSAM VIR A AUXILIAR NA PRÁTICA EDUCATIVA, ALÉM DA
DIFICULDADE DE ACESSO A INTERNET. DIANTE DISSO, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DE ASSEGURAR A
DIMINUIÇÃO DE PRÁTICAS EQUIVOCADAS, VISANDO A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À TECNOLOGIA QUE
ATUALMENTE SE TORNOU O PRINCIPAL MECANISMO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO À EDUCAÇÃO.