O DESEMPENHO ESCOLAR É UM FATOR PREPONDERANTE ATRAVÉS DO QUAL MENSURAMOS O FUTURO, O SUCESSO SOCIAL E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E, A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA RESPONSÁVEL PELO DISCURSO ORAL/VERBAL E ESCRITO CONFIGURA-SE ENQUANTO IMPORTANTE INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E AGENTES DE SUA HISTÓRIA. NESSE SENTIDO, CONFIGURA-SE ENQUANTO OBJETIVO GERAL, E PROBLEMATIZAÇÃO DESTE ESTUDO, ANALISAR AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA, NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PAULO AMÉRICO DE OLIVEIRA. PODE-SE INFERIR QUE O PROBLEMA PERPASSA PELO SISTEMA EDUCACIONAL, CURRÍCULO, PLANO DE CURSO E DE AULA, EQUIPE GESTORA E, METODOLOGIA, UMA VEZ QUE ESSE CONJUNTO TRADUZ DE CERTA FORMA AS COMPETÊNCIAS EDUCACIONAIS, POIS, INFELIZMENTE, A ESCOLA NÃO CONSEGUIDO CUMPRIR COM A TAREFA DE TRANSMITIR OS CONTEÚDOS HISTORICAMENTE PRODUZIDOS E SOCIALMENTE NECESSÁRIOS, MANTENDO LACUNAS, INCLUSIVE, NO ENSINO MÉDIO, PERÍODO EM QUE INDISPENSAVELMENTE, O ADOLESCENTE/JOVEM PRECISA ESTAR PREPARADO PARA O NÍVEL SUPERIOR E/OU PARA O MERCADO DE TRABALHO.