RESUMO
O PRESENTE TEXTO DESCREVE O RESULTADO DE TRABALHO DESENVOLVIDO POR MEIO DE PROJETO DE ENSINO, EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ, COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A JUSTIFICATIVA DO PROJETO SE DEU PELA NECESSIDADE DA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS QUE TEVE POR OBJETIVO PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NESSA FASE DE ESCOLARIZAÇÃO. O PROJETO A PRINCÍPIO, TOMOU COMO REFERÊNCIA UM TEXTO DO FILÓSOFO PLATÃO, UM COMPÊNDIO DO SEGUNDO LIVRO DE “A REPÚBLICA”, CUJA NARRATIVA FAZ REFERÊNCIA A UM ARTEFATO MÍTICO E MÁGICO QUE AO SER UTILIZADO, INVISIBILIZA O PERSONAGEM PRINCIPAL DA NARRATIVA, GIGES. ESSA INICIATIVA, TOMOU COMO BASE O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE FAVORECE PRÁTICAS DE ENSINO ATRAVÉS DO MÉTODO DE PROJETOS, PERMITINDO, ALÉM DA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DAS DIVERSAS APRENDIZAGENS, A INICIAÇÃO DOS ALUNOS NO UNIVERSO DA PESQUISA EMPÍRICA E DA LITERATURA CLÁSSICA. UMA DAS FASES OCORREU POR MEIO DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DA LITERATURA INFANTIL QUE DISCUTEM OS VALORES HUMANOS TÃO NECESSÁRIOS A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO EM SOCIEDADE, MUITOS DESSES VALORES, FORAM INTERPRETADOS NOS DADOS DA PESQUISA. OS RESULTADOS INDICAM QUE TRABALHOS DESENVOLVIDOS POR MEIO DO MÉTODO DE PROJETOS, POSSIBILITAM MELHOR CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS.