SE TIVÉSSEMOS QUE DIAGNOSTICAR O DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS REALIZADOS ACERCA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO NÚCLEO EDUCACIONAL FIORE, PODERÍAMOS ANALISA-LO, METAFORICAMENTE, COMO UM RESULTADO DE EXAME DE UM ELETROCARDIOGRAMA. E PORQUÊ? PORQUE ELE TEVE OS SEUS VÁRIOS MOMENTOS DE PRESSÃO ALTA E BAIXA: ALTA QUANDO NO ANO DE 2003, REUNIU-SE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR DA ÉPOCA PARA INICIAR OS TRABALHOS. BAIXA, QUANDO NOS MOMENTOS DE SILÊNCIO A COMUNIDADE NÃO SE PRONUNCIAVA, NEM MESMO NAS REUNIÕES E O PPP PARECIA TER CAÍDO NO ESQUECIMENTO. UMA HISTÓRIA DE AVENTURA, DESCOBERTA, CONSTRUÇÃO, RESSIGNIFICAÇÃO, DESAFIOS E UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA. ESTE ARTIGO PRETENDE RELATAR A HISTÓRIA DO NÚCLEO EDUCACIONAL FIORE E SEU DESAFIO DE CENTELHA EM MEIO AO MUNDO.