ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES E OS DESAFIOS VIVENCIADOS NO DECORRER DA MONITORIA ON-LINE. É SABIDO QUE A MONITORIA ACADÊMICA POSSIBILITA AO DISCENTE-MONITOR UMA APROXIMAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO BASEIA-SE NUM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA ON-LINE NA DISCIPLINA DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA 2 DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE BRASILEIRO E AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL - PLE DE 2020. INÚMEROS AUTORES, COMO ORTOLAN ET AL. (2020), MATOSO (2014) E LIRA (2015), EVIDENCIAM AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO MONITOR. OS DADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHO CORROBORAM PARA REAFIRMAR QUE A MONITORIA ACADÊMICA SE CONSTITUI COMO UM CAMPO QUE PRIVILEGIA A FORMAÇÃO DO MONITOR E DOS ESTUDANTES QUE SÃO ASSISTIDOS PELO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA, SOBRETUDO NESSE CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS. OBJETIVOU-SE COMPARTILHAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROGRAMA E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE MONITORIA ACADÊMICA EM TEMPOS DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS, APRESENTANDO OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES NESTE PERCURSO DE FORMAÇÃO.