O ESTUDO APRESENTADO TEM COMO PROBLEMÁTICA CENTRAL, DISCUTIR OS IMPACTOS QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA TÊM PROVOCADO NA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UM MOVIMENTO DE RESPONSABILIZAÇÃO DE RESULTADOS E CUMPRIMENTO DE METAS, FOCALIZANDO EM SUAS PERFORMANCES NOS RANQUEAMENTOS IMPOSTOS POR TAIS POLÍTICAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR NOSSAS ANÁLISES E DISCUSSÕES A PARTIR DE UM RECORTE DA TESE DE DOUTORADO, INTITULADA: A PROVA BRASIL E A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA CIDADÃ EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL (2018), DEFENDIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (PPGE/UFAL). A METODOLOGIA ADOTADA É DE CUNHO QUALITATIVO, A PARTIR DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. NOSSOS DADOS APONTAM PARA UMA FORTE TENDÊNCIA A INCLUIR ACRITICAMENTE A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NAS POLÍTICAS NACIONAIS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA, COM REPERCUSSÕES PARA O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SEU MODO DE SE RELACIONAR NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.