É INEGÁVEL QUE, NO DECORRER DOS ANOS, AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ESTÃO REFLETINDO SOBRE A QUALIDADE DE ENSINO EM SEUS AMBIENTES, PRINCIPALMENTE POR TER UM COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO COM A COMUNIDADE. PARA QUE UMA EDUCAÇÃO SEJA SIGNIFICATIVA, A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM TORNA-SE A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE PARA ATINGIR UM RESULTADO FINAL DE QUALIDADE, E É POR ISSO QUE UMA METODOLOGIA ATIVA É A MAIOR APOSTA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ADERINDO ESSE MÉTODO, O ALUNO COMEÇA A PROBLEMATIZAR, REFLETIR E TRANSFORMAR ACERCA DO QUE FOI ABSORVIDO, AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO GRADATIVAMENTE. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O ESTÁGIO À DOCÊNCIA E AS PRÁTICAS QUE FORAM REALIZADAS PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS DISCENTES. PARA ISSO FAZ UM RETRATO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADO NAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS EM SALA DE AULA. POR SE TRATAR DE UM ESTÁGIO QUE OCORREU NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19, AS AULAS E AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM TODAS REMOTAMENTE NA SALA DO 7° ANO DA ESCOLA KENNEDY DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN, UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE MEET. COMO RESULTADOS, TEVE A ELABORAÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE AS PRINCIPAIS FORMAS DE RELEVO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE, SENDO UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA EM SALA DE AULA. PORTANTO, PODE-SE DIZER QUE A CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS FOI UMA METODOLOGIA IDEAL, POIS POSSIBILITOU AOS ALUNOS SE ENVOLVEREM E ASSIM SE TORNAREM SUJEITOS ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO, TRABALHANDO OS CONTEÚDOS ESTUDADOS/DISCUTIDOS EM SALA DE AULA.