Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE GEOGRAFIA: METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE CAICÓ/RN.

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZADO, CAICÓ/RN, , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81063
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2131
    "inscrito_id" => 8383
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA: METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE CAICÓ/RN."
    "resumo" => "É INEGÁVEL QUE, NO DECORRER DOS ANOS, AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ESTÃO REFLETINDO SOBRE A QUALIDADE DE ENSINO EM SEUS AMBIENTES, PRINCIPALMENTE POR TER UM COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO COM A COMUNIDADE. PARA QUE UMA EDUCAÇÃO SEJA SIGNIFICATIVA, A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM TORNA-SE A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE PARA ATINGIR UM RESULTADO FINAL DE QUALIDADE, E É POR ISSO QUE UMA METODOLOGIA ATIVA É A MAIOR APOSTA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ADERINDO ESSE MÉTODO, O ALUNO COMEÇA A PROBLEMATIZAR, REFLETIR E TRANSFORMAR ACERCA DO QUE FOI ABSORVIDO, AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO GRADATIVAMENTE. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O ESTÁGIO À DOCÊNCIA E AS PRÁTICAS QUE FORAM REALIZADAS PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS DISCENTES. PARA ISSO FAZ UM RETRATO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADO NAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS EM SALA DE AULA. POR SE TRATAR DE UM ESTÁGIO QUE OCORREU NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19, AS AULAS E AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM TODAS REMOTAMENTE NA SALA DO 7° ANO DA ESCOLA KENNEDY DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN, UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE MEET. COMO RESULTADOS, TEVE A ELABORAÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE AS PRINCIPAIS FORMAS DE RELEVO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE, SENDO UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA EM SALA DE AULA. PORTANTO, PODE-SE DIZER QUE A CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS FOI UMA METODOLOGIA IDEAL, POIS POSSIBILITOU AOS ALUNOS SE ENVOLVEREM E ASSIM SE TORNAREM SUJEITOS ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO, TRABALHANDO OS CONTEÚDOS ESTUDADOS/DISCUTIDOS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZADO, CAICÓ/RN, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA104_ID8383_30092021144802.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEISE SANTOS SALDANHA"
    "autor_nome_curto" => "DEISE SALDANHA"
    "autor_email" => "deiseesaldanha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81063
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2131
    "inscrito_id" => 8383
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA: METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE CAICÓ/RN."
    "resumo" => "É INEGÁVEL QUE, NO DECORRER DOS ANOS, AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ESTÃO REFLETINDO SOBRE A QUALIDADE DE ENSINO EM SEUS AMBIENTES, PRINCIPALMENTE POR TER UM COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO COM A COMUNIDADE. PARA QUE UMA EDUCAÇÃO SEJA SIGNIFICATIVA, A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM TORNA-SE A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE PARA ATINGIR UM RESULTADO FINAL DE QUALIDADE, E É POR ISSO QUE UMA METODOLOGIA ATIVA É A MAIOR APOSTA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ADERINDO ESSE MÉTODO, O ALUNO COMEÇA A PROBLEMATIZAR, REFLETIR E TRANSFORMAR ACERCA DO QUE FOI ABSORVIDO, AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO GRADATIVAMENTE. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O ESTÁGIO À DOCÊNCIA E AS PRÁTICAS QUE FORAM REALIZADAS PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS DISCENTES. PARA ISSO FAZ UM RETRATO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADO NAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS EM SALA DE AULA. POR SE TRATAR DE UM ESTÁGIO QUE OCORREU NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19, AS AULAS E AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM TODAS REMOTAMENTE NA SALA DO 7° ANO DA ESCOLA KENNEDY DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN, UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE MEET. COMO RESULTADOS, TEVE A ELABORAÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE AS PRINCIPAIS FORMAS DE RELEVO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE, SENDO UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA EM SALA DE AULA. PORTANTO, PODE-SE DIZER QUE A CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS FOI UMA METODOLOGIA IDEAL, POIS POSSIBILITOU AOS ALUNOS SE ENVOLVEREM E ASSIM SE TORNAREM SUJEITOS ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO, TRABALHANDO OS CONTEÚDOS ESTUDADOS/DISCUTIDOS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZADO, CAICÓ/RN, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA104_ID8383_30092021144802.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEISE SANTOS SALDANHA"
    "autor_nome_curto" => "DEISE SALDANHA"
    "autor_email" => "deiseesaldanha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

É INEGÁVEL QUE, NO DECORRER DOS ANOS, AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ESTÃO REFLETINDO SOBRE A QUALIDADE DE ENSINO EM SEUS AMBIENTES, PRINCIPALMENTE POR TER UM COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO COM A COMUNIDADE. PARA QUE UMA EDUCAÇÃO SEJA SIGNIFICATIVA, A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM TORNA-SE A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE PARA ATINGIR UM RESULTADO FINAL DE QUALIDADE, E É POR ISSO QUE UMA METODOLOGIA ATIVA É A MAIOR APOSTA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ADERINDO ESSE MÉTODO, O ALUNO COMEÇA A PROBLEMATIZAR, REFLETIR E TRANSFORMAR ACERCA DO QUE FOI ABSORVIDO, AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO GRADATIVAMENTE. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O ESTÁGIO À DOCÊNCIA E AS PRÁTICAS QUE FORAM REALIZADAS PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS DISCENTES. PARA ISSO FAZ UM RETRATO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADO NAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS EM SALA DE AULA. POR SE TRATAR DE UM ESTÁGIO QUE OCORREU NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19, AS AULAS E AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM TODAS REMOTAMENTE NA SALA DO 7° ANO DA ESCOLA KENNEDY DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN, UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE MEET. COMO RESULTADOS, TEVE A ELABORAÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE AS PRINCIPAIS FORMAS DE RELEVO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE, SENDO UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA EM SALA DE AULA. PORTANTO, PODE-SE DIZER QUE A CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS FOI UMA METODOLOGIA IDEAL, POIS POSSIBILITOU AOS ALUNOS SE ENVOLVEREM E ASSIM SE TORNAREM SUJEITOS ATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO, TRABALHANDO OS CONTEÚDOS ESTUDADOS/DISCUTIDOS EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.