A ATUAÇÃO EFETIVA DO GESTOR ESCOLAR TORNA-SE RELEVANTE PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO A FIM DE TER UM DIAGNÓSTICO DE COMO ESSES PROFISSIONAIS ESTÃO SE COMPORTANDO FRENTE AOS DIVERSOS GARGALOS ENFRENTADOS PELOS MESMOS NO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE EM ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS, QUE NO BRASIL SÃO DESAMPARADOS PELO PODER PÚBLICO NA MAIOR PARTE DOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE, TANTO AO REPASSE DE VERBA PARA A GESTÃO QUANTO PARA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO ANALISA E COMPREENDE A ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR POR MEIO DO GESTOR ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARIÚS/CE, OBSERVANDO AS POSSIBILIDADES, LIMITES E ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DA PESQUISA QUALITATIVA PARA DESENVOLVER UM ESTUDO DE CASO. UTILIZOU-SE A ENTREVISTA COMO FERRAMENTA PARA COLETA DE DADOS ATRAVÉS DO LINK DISPONIBILIZADO PARA A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA, DO FORMULÁRIO DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, COM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO. UTILIZOU-SE TAMBÉM ANÁLISE DOCUMENTAL. DESTE MODO, PODE-SE INFERIR QUE O DESEMPENHO DA GESTÃO ESCOLAR DA ESCOLA ANALISADA ENCONTRA-SE SATISFATÓRIA, TENDO EM VISTA QUE O GESTOR ESCOLAR TEM FORMAÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, ALÉM DE AMPLA EXPERIÊNCIA NA ÁREA, A GESTÃO PEDAGÓGICA TEM E SEGUE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PRÓPRIO, QUE SEMPRE É ATUALIZADO, ALÉM DE UTILIZAR DA GESTÃO PARTICIPATIVA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.