ESTA PESQUISA-INTERVENÇÃO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA TERTÚLIA DIALÓGICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ. A PERGUNTA QUE ORIENTA A PESQUISA É: DE QUE MANEIRA AS TERTÚLIAS DIALÓGICAS PEDAGÓGICAS CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES? O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA É ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA TERTÚLIA DIALÓGICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROPOMOS: ANALISAR DE QUE MANEIRA AS TERTÚLIAS DIALÓGICAS PEDAGÓGICAS CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES. NOSSA HIPÓTESE É QUE A TERTÚLIA DIALÓGICA PEDAGÓGICA, COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ HÁ A NECESSIDADE DE PENSAR EM ESTRATÉGIAS FORMATIVAS QUE BUSQUEM DESENVOLVER A REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DO TRABALHO DOCENTE, BEM COMO TRABALHO COLABORATIVO E DIALÓGICO. O UNIVERSO DA PESQUISA SERÁ A REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ. OS SUJEITOS DA PESQUISA SERÃO OITO PROFESSORAS QUE OCUPAM DIFERENTES CARGOS DENTRO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTO ANDRÉ. A METODOLOGIA UTILIZADA SERÁ UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO FORMAÇÃO UTILIZANDO O PROCEDIMENTO DE TERTÚLIA DIALÓGICA PEDAGÓGICA, QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E RODA DE CONVERSA NO ÚLTIMO ENCONTRO QUE SERÁ FEITA A AVALIAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZAREMOS NA CATEGORIA TERTÚLIA DIALÓGICA: FLECHA, MELLO, COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: MELLO, BRAGA, GABASSA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMBERNÓN, TARDIF, FREIRE, NÓVOA.