O TEXTO PROBLEMATIZA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E SUAS IMBRICAÇÕES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A PARTIR DE UMA ANÁLISE TEÓRICA DISCUTIMOS SOBRE OS CONCEITOS DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA (RUSEN,2012) E HISTÓRIA LOCAL (BITTENCOUR, 2004; SAMUEL, 1989), O TEXTO PROBLEMATIZA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E SUAS IMBRICAÇÕES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A PARTIR DE UMA ANÁLISE TEÓRICA DISCUTIMOS SOBRE OS CONCEITOS DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA (RUSEN,2012) E HISTÓRIA LOCAL (BITTENCOUR, 2004; SAMUEL, 1989), REFLETINDO SOBRE AS POSSIBILIDADES SINALIZADAS PELA BNCC PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO PEDAGÓGICO NO NÍVEL DO ENSINO FUNDAMENTAL. ABORDAMOS TAMBÉM SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA. ATRAVÉS DA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DISCUTIMOS SOBRE AS DISPUTAS INERENTES AO CURRÍCULO (ARROYO, 2013).